Na ocasião, o Parlamentar González Núñez manifestou ao Chanceler a preocupação sobre a intenção do governo argentino de instalar reatores nucleares na província de Formosa, "a preocupação da Delegação paraguaia do Parlamento do Mercosul se estende não só ao projeto que deve se tramitar na Província de Formosa, senão às centrais nucleares instaladas na Argentina (Atucha I e Atucha II) e no Brasil (Angra I e Angra II), que por se encontrar em operação efetiva devem ser analisadas e investigadas em referência aos parâmetros de segurança que a comunidade internacional (Comissão de Energia Atômica das Nações Unidas) hoje exige com veemência e determinação, de tal forma que alguns países tem suspendido projetos de novas instalações" indicou o parlamentar.
"A Delegação do Paraguai se oporá a qualquer projeto desta natureza, somos conscientes que os novos tempos requerem de novas fontes de energia capazes de enfrentar os desafios de uma globalizada produção, mas não por isso arriscaremos que a população paraguaia se encontre ameaçada frente a qualquer tipo de acidentes ou desastres que devêm em tragédia para os seres humanos."
Também assim se manifestaram sobre o rearme da República da Bolívia, solicitando ao Chanceler especial atenção sobre a situação na fronteira com este país.
Modificação ao Protocolo Constitutivo do Parlamento do Mercosul
Outro ponto abordado é a recomendação aprovada pelo pleno do Parlamento do Mercosul, na qual se introduzem modificações ao Protocolo Constitutivo do Parlamento do Mercosul, a fim de estender a etapa de transição até o dia 31 de dezembro de 2014. Uma vez que os Ministros de Relações Exteriores dos Estados Partes assinem a mencionada modificação, o organismo supranacional poderá funcionar novamente de forma regular. O Chanceler Lara Castro manifestou que a chancelaria já tem uma proposta a ser apresentada aos demais ministros.
Sobre este mesmo tema informaram sobre a reunião mantida com o Chanceler Conde, na cidade de Montevidéu. Na ocasião o Chanceler uruguaio se comprometeu a que seja assinada com a celeridade necessária a recomendação a fim de que a mesma entre vigência o mais breve possível.
Em outra ordem de coisas, se acordou manter o trabalho em conjunto e uma comunicação fluida entre a chancelaria e a Delegação do Paraguai.
O Parlamentar Alfonso González Núñez insistiu também na reativação do URUPABOL, "a integração dos países pequenos em base a uma agenda comum é imprescindível, sendo o Mercosul um destino para nós". Também manifestaram que a hidrovia Paraguai - Paraná é o futuro de nossa região.
Itaipu
O Chanceler Lara Castro expressou aos parlamentares seu otimismo sobre a pronta aprovação das Notas Reversais no Senado do Brasil. Recordemos que a Delegação do Paraguai do Parlamento do Mercosul, em abril do ano passado teria iniciado o lobby correspondente frente ao Congresso do Brasil, se reunindo com líderes de bancada de ambas as Câmaras, entre elas com o Diputado Michel Temer, atual Vice-Presidente da República.
"Esperemos que os fundos a serem transferidos ao nosso país, pela compensação da energia cedida em Itaipu, sejam invertidos em obras de infra-estrutura" manifestou o Parlamentar Alfonso González Núñez. "Itaipu e Yacyretá é causa nacional para a Delegação do Paraguai frente ao Parlasul" sinalizou finalmente.
Assembléia EUROLAT
Outro assunto abordado foi a próxima realização da Assembléia Parlamentar Europa-Latino-América (EUROLAT) composta por parlamentares europeus e latino-americanos, onde o Parlamento do Mercosul conta com 15 bancas. A mesma se realizará entre o dia 17 e o dia 18 de maio próximos, na cidade de Montevidéu. Para a ocasião, o Parlamento do Mercosul, sentará posição formal sobre o rechaço do Parlamento Europeu a que continue a negociação União Européia - Mercosul. "A realização desta assembléia é de suma importância, que as negociações entre ambos os blocos está paralisada, consideramos que a gestão e participação dos Parlamentares do Mercosul ajudarão em grande medida para avançar nos assuntos em onde não há acordo e poderíamos estabelecer um ponto de inflexão na negociação", manifestou finalmente o Parlamentar González Núñez.
Fonte: Unidade de Enlace da Delegação Paraguaia no PARLASUL