Há 45 dias, determinados sindicatos da República Argentina vinculados ao comércio exterior e marítimo suspenderam, de forma total, todas atividades vinculadas ao transbordo de produtos importados e exportados pelo Paraguai.
Tal situação tem provocado importantes perdas econômicas e comerciais ao Estado paraguaio e seus cidadãos, levando em consideração que o mesmo, é o único Estado Parte que não possui litoral marítimo.
Considerando que este ato afeta um dos princípios essenciais do MERCOSUL, a livre circulação de mercadorias, acarretando a credibilidade do MERCOSUL como processo de integração regional, o Parlamento do MERCOSUL manifesta sua preocupação pelo bloqueio comercial a República do Paraguai.
Desta forma declarou sua extrema preocupação pela suspensão total das atividades vinculadas ao transbordo de produtos exportados e importados pelo Paraguai.
Ademais, considera o problema de caráter sindical, e por isso solicita as autoridades correspondentes da República Argentina a fim de que adote as medidas necessárias para normalizar as atividades vinculadas a esta situação.