Dentre os debates para a Cúpula Social, destacam-se temas como "O MERCOSUL nos próximos 20 anos"; "Integração regional e Parlamento", e que contarão com a presença dos Parlamentares do MERCOSUL, organizações sociais e representantes do Parlamento Juvenil do bloco. Esta última mesa debate está prevista para ocorrer no dia 15 de dezembro, às 18 horas, na sede do Parque Tecnológico de Itaipu.
O Parlamentar Aloizio Mercadante, Presidente do PARLASUL, afirmou que "É importante termos uma forte presença do Parlamento do MERCOSUL nos debates que acontecerão na Cúpula Social, inclusive sobre a relação do parlamento com o processo de integração".
A Cúpula Social se realiza semestralmente no marco da Cúpula dos Chefes de Estado do MERCOSUL e países associados, e constitui como algo de vital importância para aproximar o PARLASUL com os movimentos sociais da região, e assim garantir a participação dos mesmos no processo de integração regional dos povos do MERCOSUL.
Reunião do Conselho do Mercado Comum
Ademais de participar das atividades da Cúpula Social do MERCOSUL, os integrantes da Mesa Diretora do PARLASUL participarão da reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC) e da Cúpula de Presidentes, que ocorrerão nos dias 17 e 18 do dezembro, na mesma cidade.
Os Parlamentares levarão ao CMC, principal órgão decisório do bloco, as Propostas acerca da Proporcionalidade Atenuada (incorporação gradual do número de Parlamentares que representarão o PARLASUL a partir de 2011); e também acerca do calendário das eleições diretas para os representantes do PARLASUL.
Durante o encontro se dará o traspasso da Presidência Pro Tempore do bloco, que durante o segundo semestre de 2010, estava a cargo do Brasil, e para o primeiro semestre de 2011 ficará a cargo do Paraguai.