PARLASUL realiza X Sessão Plenária Extraordinária

Além dos Parlamentares representantes do bloco, a Sessão contou com a presença dos Representantes Permanentes ante Aladi e MERCOSUR, o Embaixador da Argentina, María Cristina Boldorini; do Brasil, Regis Percy Arslanian; do Paraguai, Emilio Giménez Franco; e do Uruguai, Gonzalo Rodríguez Gigena.

Dentre os assuntos aprovados destacam-se o Relatório das eleições brasileiras realizado pela Missão Eleitoral de Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL que esteve presente no primeiro turno das eleições na República Federativa de Brasil, em outubro do corrente ano.

Em seu relatório final ponderou como positivo o processo eleitoral, e o qualificou como excelente o fato de que não foram registrados incidentes em ta ocasião. No relatório também valoram como muito importante e efetivo o voto eletrônico implementado no Brasil, e que todos estes elementos dão ao processo de transparência na região.

A Missão relatou os altos índices de participação cidadã, o qual esteve por em cima da média estatística dos outros países latino-americanos.

PARLASUL presta homenagem ao Parlamentar Romeu Tuma e ao ex presidente argentino Néstor Kirchner

Durante a Sessão, os Parlamentares realizaram moções de pesar pelo falecimento de Tuma e Kirchner no final de outubro. Os Parlamentares desatacaram as contribuições de ambos à democracia e à integração regional.

As homenagens ao ex presidente argentino Néstor Kirchner, foram enfatizadas em seu trabalho focado a integração latino americana, especialmente, ao MERCOSUL. Ademais, pela notável atuação de Kirchner a frente da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL), que se caracterizou pela busca incessante do consenso continental e pela transformação de tal entidade regional num sólido mecanismo político de solução de controvérsias regionais e da articulação dos interesses de seus membros.

A Parlamentaria Julia Perié, da delegação  argentina, destacou o importante e destacado trabalho do ex presidente argentino.

Como afirmou Dr. Rosinha, em nome da delegação brasileira "Quem perde não é só a Argentina, mas todos nós, integracionistas". 

Os Parlamentares do bloco, também fizeram referência ao trabalho realizado pelo Parlamentar Tuma na defesa da integração das instituições de segurança pública do MERCOSUL. Mencionaram a contribuição relevante do Parlamentar em um debate profundo sobre o imprescindível enfrentamento conjunto ao crime organizado e o processo de integração.


Presente à sessão, o ex-deputado Robson Tuma, filho de Tuma, fez um pronunciamento emocionado ante Plenário do PARLASUL, recordando que seu pai era um homem absolutamente corajoso.

Neste sentido, o Parlamento do MERCOSUL, manifestou sua consternação com a perda irreparável destes políticos, prestando suas sinceras condolências aos familiares, amigos e admiradores destes homens que através de dedicação e trabalho, suas vidas públicas alcançaram altos escalões; desta forma merecem o respeito e reconhecimento de todos os cidadãos mercosulinos.