O objetivo de tal encontro é a realização de reuniões das Comissões Permanentes e do Grupo de Trabalho Migração.
Entre os temas que serão tratados se destacam assuntos relacionados a segurança, defesa, luta contra o tráfico de drogas e a delinqüência organizada (Comissão de Assuntos Políticos); assuntos sobre as relações comerciais entre América Latina e a União Européia (Comissão de Assuntos Econômicos); questões vinculadas com estratégias para a manutenção e criação de emprego, em particular para as mulheres e os jovens (Comissão de Assuntos Sociais).
O Presidente da Representação Brasileira do Parlamento do MERCOSUL, o Parlamentar José Paulo Tóffano, que participará de tal encontro, afirmou que a reunião é importante para discutir temas como migração e acordos econômicos entre América Latina e Europa. "Estamos em busca de soluções para o respeito e dignidade dos imigrantes que procuram trabalho e melhores condições de vida fora de seus países. É importante considerar que também buscamos estreitar os laços comerciais entre América Latina e Europa, visando proporcionar melhorias aos nossos povos", diz.
Ademais, o Grupo de Trabalho Migração nas relações EU-ALC se reunirá para avaliar os resultados da VI Cúpula EU-ALC e a possível continuidade do mesmo.
Os congressos do Chile e México também são representados em virtude da existência das Comissões Parlamentares Mistas UE/México e UE/Chile. Os membros da EUROLAT são designados de acordo com os procedimentos internos de cada Parlamento, de forma que a Assembléia reflita a diversidade de grupos políticos e países representados em cada um dos respectivos Parlamentos e Congressos.
A EUROLAT é composta por 150 membros, 75 do Parlamento Europeu, e 75 da delegação latinoamericana (Parlandino - Parlamento Andino; Parlatino - Parlamento LatinoAmericano; Parlacen - Parlamento Centro Americano; e desde abril de 2009, o PARLASUL - Parlamento do MERCOSUL).
O Parlamento do MERCOSUL estará representado por membros da Delegação Externa para EUROLAT, os Parlamentares Dr. Rosinha, Sonia Escudero, José Paulo Tóffano; Ángel Ramón Barchini; Mercedes González Villalba; Vera Cárdenas Zacarías; Josè Bayardi e Gustavo Borsari.
Fonte: Representação Brasileira do Parlamento do MERCOSUL com alterações.