Presidente do Parlamento do MERCOSUL participa do velório de Kirchner

O velório deve durar no mínimo até a manhã desta sexta-feira (29), de acordo com a imprensa local. O sepultamento está previsto para acontecer até sábado (30). O presidente do Parlamento do MERCOSUL, senador Aloizio Mercadante confirma presença para prestar homenagem a Kirchner. Mercadante irá acompanhado dos vice-presidentes Ignácio Mendonza (Paraguai),José Pampuro (Argentina) e o chefe da delegação Mariano West.

O presidente do Parlamento do MERCOSUL enviou nota de condolência pela morte do argentino. "Kirchner foi um grande defensor do Mercosul e da construção da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL), da qual era, com inteira justiça, Secretário-Geral", declara Mercadante.

Presidentes latino-americanos confirmaram presença nas cerimônias. Entre eles, Hugo Chávez, da Venezuela, Rafael Correa, do Equador, Evo Morales, da Bolívia, Fernando Lugo, do Paraguai, José Mujica, do Uruguai, Sebastián Piñera, do Chile e Juan Manuel Santos, da Colômbia , e o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva confirmaram presença para acompanhar o cortejo do primeiro-senhor da nação, marido da atual presidente Cristina Kirchner.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, segue para Buenos Aires nesta quinta-feira à noite para acompanhar o enterro do corpo de Kirchner, que era marido da atual presidente do país, Cristina Kirchner.

Um esquema de segurança foi preparado pela polícia de Buenos Aires para receber os visitantes que deverão passar pela Casa Rosada. Desde o anúncio da morte do ex-presidente, centenas de pessoas montaram vigília na sede do governo. 

Fonte: Representação Brasileira no Parlamento do MERCOSUL