A abertura esteve a cargo do Secretário de Relações Internacionais do Parlamento do MERCOSUL, Lic. Gustavo Arrighi, quem mencionou que a "jornada constitui uma instância de intercâmbio e difusão com o objetivo de analisar a situação dos migrantes do MERCOSUL e dos nacionais dos Estados Partes do bloco que se encontram no exterior, com a finalidade de inserir nas agendas nacionais e regionais a temática de Direitos Humanos das pessoas migrantes na região".
Em seguida, iniciou-se a primeira mesa temática de debates: "A Problemática das Migrações no MERCOSUL e a Perspectivas dos Estados Partes", moderada pela Sra. Raquel Quintana, que contou com a presença do Dr. Fernando Manzanares, Diretor Geral de Imigração da Direção Nacional de Migrações da República Argentina; do Dr. Gustavo Adolfo Danlkuist, Diretor da Direção Geral de Migrantes da República do Paraguai; do Dr. Hugo de Léon, da Direção Nacional de Migrações da República Oriental do Uruguai; e do Embaixador John Biehl, Representante da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Uruguai.
Biehl ressaltou o aumento expressivo de cidadãos sul americanos que migram a República da Argentina, devido as novas restrições e dificultados para migrar a América do Norte e Europa; mencionou também que " a mobilidade humana deve ser um direito de todos os cidadãos, fazendo com que a liberdade do homem seja a mais humana e completa possível".
A segunda Mesa de Debates "Direitos Humanos das Pessoas Migrantes: Diversas Perspectivas", moderada pelo Sr. Diego Escuder, contou com a presença da Parlamentar e Presidenta da Comissão de Direitos Humanos do Parlamento do MERCOSUL, Mirtha Palacios; do Parlamentar Felipe Michelini; do Embaixador Juan Buffa, Diretor Geral de Atenção as Comunidades Paraguaios no Exterior; e da Sra. Hendrina Roodenburg, Representante da Sociedade Civil, integrante das Organizações "Idas e Voltas" e "Rede de Proteção ao Migrante", do Uruguai.
A Parlamentaria Palacios ressaltou a importância de Seminários como este, e afirmou a necessidade de continuar avançando para a regularização dos fluxos migratórios, e da defesa dos direitos dos migrantes com relação ao livre acesso a educação, saúde, trabalho no MERCOSUL, e enfatizou que "o encontro foi de extrema importância, sendo uma oportunidade de debate, reflexão que contribui com a discussão e relevância acerca de temas migratórios".
Ao finalizar, a Sra. Soledad García Muñoz Coordenadora do Escritório Regional Sul-Americano do Instituto Interamericano de Diretos Humanos, realizou o encerramento do Seminário, com as conclusões de trabalho realizados durante tal jornada, quem ressaltou a importância de gerar espaços de reflexão sobre as questões migratórias, desde uma ótica em que todos e todas deveriam ser considerados cidadãos do mundo.
O Parlamento do MERCOSUL e o Instituto Interamericano dos Direitos Humanos:
A Jornada constituiu a primeira atividade desenvolvida no marco do Convênio Marco de Cooperação celebrado entre ambos organismos no mês de dezembro de 2009, cuja finalidade é a promoção e o fortalecimento do respeito e garantia dos Direitos Humanos no marco do processo de integração do MERCOSUL.
A Jornada Migrantes e Direitos Humanos se realizou com o objetivo de gerar uma instância de intercâmbio e difusão sobre a situação dos migrantes do MERCOSUL e de aqueles nacionais dos Estados Partes do bloco radicados no estrangeiro, a bem de colocar nas agendas nacionais e regionais a temática do estado de Direitos Humanos das pessoas migrantes na região.