Jovens aprovam declaração no 1° Parlamento Juvenil do MERCOSUL


As distintas delegações chegaram a Montevidéu para o encontro de todos os representantes selecionados nas diferentes instâncias organizadas pelos Ministérios de Educação dos países convocados. Desta maneira, os jovens culminaram com o processo iniciado previamente a nível nacional.

Os jovens ocuparam as instalações do Edifício MERCOSUR com sua energia e alegria. Os trabalhos foram iniciados no sábado 16 de outubro com a inauguração do evento e o compromisso dos jovens parlamentares. 

Durante a cerimônia de inauguração participaram a Parlamentar do MERCOSUL Elena Laurnaga, o Ministro de Educação e Cultura do Uruguai Ricardo Ehrlich e o Presidente do Conselho Diretivo Central de ANEP José Seoane. 

A Parlamentar do MERCOSUL Elena Laurnaga foi designada a realizar o compromisso parlamentar com as delegações, e logo a Sessão foi iniciada. Os jovens desenvolveram e debateram seus trabalhos no Plenário e nas seis Comissões, com o objetivo de elaborar e aprovar uma Declaração sobre o ensino médio.

Os trabalhos transcorreram durante o fim de semana e foram finalizados na segunda 18, durante a XXVI Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL.

Os jovens apresentaram sua Declaração aos parlamentares do MERCOSUL reunidos em Pleno, e aos convidados especiais da Sessão, os Chanceleres Héctor Timerman da Argentina, Celso Amorim do Brasil, Héctor Lacognata do Paraguai, Luis Almagro do Uruguai. Ademais, contou com a presença do Presidente da República Oriental do Uruguai, José Mujica, quem em suas palavras dirigidas aos jovens destacou "que em América Latina se perdeu muito tempo falando de integração sem concretizá-la" e que a unidade latina americana é a única alternativa. E, finalizou com um pedido aos jovens para que "... mas que os Estados Nacionais, passem a representarem um gigantesco abraço coletivo, não sei se estamos à altura das circunstâncias, mas espero que vocês sejam melhores que nós".
O primeiro Parlamento Juvenil do MERCOSUL foi organizado pelos Ministérios de Educação dos países participantes, pela Organização de Estados Americanos (OEA) e o Parlamento do MERCOSUL.