Pela manhã, os jovens deram continuidade aos trabalhos das Comissões iniciados no sábado, e, posteriormente, levados ao Plenário que teve início às 11h.
Pela tarde, os jovens reuniram-se com os Parlamentares do MERCOSUL convidados para a ocasião, Mirtha Palacios e Nelson Alderete de Paraguai, Gustavo Penadés de Uruguai e por Brasil, José Paulo Tóffano e Renato Molling.
Na reunião, os Parlamentares responderam às perguntas dos jovens, que foram elaboradas na hora prévia a reunião. As perguntas trataram uma ampla temática, com especial ênfase no caráter social, político e educacional do MERCOSUL.
O Parlamentar brasileiro Tóffano mencionou a importância do encontro, afirmando que “não apenas foram discutidos temas econômicos, mas também as questões sociais e ambientais do bloco que contribuíram para enriquecer o encontro”.
Os jovens questionaram acerca da livre circulação de bens e pessoas no MERCOSUL, ante a pergunta realizada, os Parlamentares fizeram ênfase ao grande avanço obtido com a eliminação da dupla cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC), aprovada na última Cumbre dos Presidentes.
O Parlamentar Nelson Alderete expressou que “o diálogo e o intercâmbio de distintas idéias que surgiram nesta ocasião fortalecem o processo integracionista na região”.
Os jovens Parlamentarios encerraram a jornada com os Parlamentares do MERCOSUL, e deram continuidade a elaboração da Declaração conjunta das delegações, que será entregue amanhã, durante a XXVI Sessão Plenária, aos Parlamentares do MERCOSUL e ao Presidente da República Oriental do Uruguai, Sr. José Mujica.