Jovens debatem com Parlamentares do MERCOSUL

Pela manhã, os jovens deram continuidade aos trabalhos das Comissões iniciados no sábado, e, posteriormente, levados ao Plenário que teve início às 11h.

Pela tarde, os jovens reuniram-se com os Parlamentares do MERCOSUL convidados para a ocasião, Mirtha Palacios e Nelson Alderete de Paraguai, Gustavo Penadés de Uruguai e por Brasil, José Paulo Tóffano e Renato Molling.

Na reunião, os Parlamentares responderam às perguntas dos jovens, que foram elaboradas na hora prévia a reunião. As perguntas trataram uma ampla temática, com especial ênfase no caráter social, político e educacional do MERCOSUL.

O Parlamentar brasileiro Tóffano mencionou a importância do encontro, afirmando que “não apenas foram discutidos temas econômicos, mas também as questões sociais e ambientais do bloco que contribuíram para enriquecer o encontro”.

Os jovens questionaram acerca da livre circulação de bens e pessoas no MERCOSUL, ante a pergunta realizada, os Parlamentares fizeram ênfase ao grande avanço obtido com a eliminação da dupla cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC), aprovada na última Cumbre dos Presidentes.

O Parlamentar Nelson Alderete expressou que “o diálogo e o intercâmbio de distintas idéias que surgiram nesta ocasião fortalecem o processo integracionista na região”.

Os jovens Parlamentarios encerraram a jornada com os Parlamentares do MERCOSUL, e deram continuidade a elaboração da Declaração conjunta das delegações, que será entregue amanhã, durante a XXVI Sessão Plenária, aos Parlamentares do MERCOSUL e ao Presidente da República Oriental do Uruguai, Sr. José Mujica.