Lula e o apoio ao MERCOSUL
Amorim reafirmou que para o Presidente Lula, desde que assumiu como tal, a integração regional é prioridade para o Brasil. Para o sócio "maior" do MERCOSUL é prioritário o fortalecimento do mesmo e a incorporação do MERCOSUL social, cultural e da solidariedade em base à consciência para diminuir as assimetrias. Como exemplo disso, o Chanceler brasileiro recordou os avances do Fundo para a Convergência Estrutural do MERCOSUL (FOCEM).
Ademais ressaltou que as corretas políticas sociais e econômicas na região permitiram enfrentar a crise internacional em forma excelente e consolidar o crescimento dos países do bloco.
Destacou que o Instituto Social do MERCOSUL será o impulsor de políticas sociais na região.
O futuro do PARLASUL
A respeito do PARLASUL, Amorim o qualificou como o principal impulsor do MERCOSUL entre a sociedade. Citou como exemplo aos mais de cem jovens que participaram durante o fim de semana no Primeiro Parlamento Juvenil do MERCOSUL. Para Amorim o Parlamento do MERCOSUL é a "caixa de ressonância dos povos da região, por isso é urgente avançar na proporcionalidade e em que seus representantes sejam eleitos por voto direto."
Recordou que o Parlamento também é o refugio da Democracia, e por isso se congratula com a criação do Observatório para a Democracia e a rápida resposta do mesmo no caso do Equador. Ademais chamou a participar como observadores nas próximas eleições no Haiti.
O futuro do MERCOSUL
Compartilhou com o Plenário sua experiência na última Assembléia das Nações Unidas, onde notou um crescente interesse dos demais países sobre o MERCOSUL, onde lutou pelo pronto ingresso da Venezuela ao bloco regional.
Recordou que os últimos vinte anos o MERCOSUL tem tido uma preponderância econômica, mas que foi assumida como propósito que nos próximos vinte anos seja dado uma ênfase ao MERCOSUL Social e Cultural.
O Chanceler brasileiro mencionou que na próxima Cúpula dos Presidentes que se realizará em Foz do Iguaçu, terá uma carga emotiva e simbólica muito grande. Recordou que se cumprirão os oito anos de Luis Inácio Lula da Silva como Presidente do Brasil, já que há oito anos que o MERCOSUL é prioridade na política exterior brasileira.