Foi inaugurado o Primeiro Parlamento Juvenil do MERCOSUL

Desde este sábado 16 de outubro até a segunda-feira 18 do mesmo mês, no edifício MERCOSUL, se realiza o Primeiro Parlamento Juvenil do MERCOSUL.

Más de cem jovens da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Colômbia estarão trocando opiniões sobre vários temas, especialmente sobre educação.

O Parlamento juvenil do MERCOSUL é organizado em conjunto pela Organização dos Estados Americanos (OEA), os Ministérios de Educação dos respectivos países e o próprio Parlamento do MERCOSUL.

Na primeira jornada, a Parlamentar do MERCOSUL, María Elena Laurnaga foi a primeira em fazer uso da palavra. Como Parlamentar uruguaia lhes deu as boas-vindas a todas as delegações e às autoridades presentes.

Para Laurnaga “O Parlamento do MERCOSUL é um Parlamento em construção constante e por isso precisa de todos e todas” recordou que todos os Parlamentos são “a voz dos povos, e vocês jovens parlamentares, devem dotar de conteúdo a essa voz”.

Ademais de Laurnaga participaram da inauguração por parte do PARLASUL os Parlamentares paraguaios Zacarías Vera Cárdenas e Carlos Villalba, e pelo Brasil o Parlamentar Renato Molling.

Matías Casco, Parlamentar Juvenil por Paysandú, Uruguai, foi o primeiro jovem em fazer uso da palavra, quem deu as “boas-vindas” a seus colegas nos dois idiomas oficiais do MERCOSUL (espanhol e português).

Da Jornada também participaram autoridades do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai, como o próprio Ministro Ricardo Erlhich e o Presidente do Conselho Diretivo Central, José Seoane.

Em suas palavras Seoane ressaltou a atividade do Parlamento Juvenil do MERCOSUL “como absolutamente prioritária e fundamental já que esta iniciativa permite aos jovens da região intercambiar suas experiências educativas e construir novas propostas ao respeito”.

Por sua parte, o Ministro Erlhich, expressou sua satisfação pelo compromisso que têm os jovens com a educação e entendeu que “esta prática é fundamental porque eles são o futuro dos povos da região sul-americana”.

Segundo o Ministro, “a construção de novas alternativas para melhorar a educação de todos têm que integrar aos jovens na sua formulação já que dessa forma se melhora a educação geral”.

Logo de que os jovens tomaram juramento como Jovens Parlamentares do MERCOSUL, um integrante por país apresentou a seus companheiros no Plenário. Durante o sábado e o domingo os jovens trabalharão em propostas e compartilharão opiniões sobre a educação em seus países. Trabalharão tanto em um Plenário como em seis diferentes Comisiones.

Na segunda-feira, dia 18 de outubro, os jovens participarão na XXVI Sessão Plenária do PARLASUL. Escutarão a exposição do Chanceler brasileiro Celso Amorim, e logo disso farão entrega da Declaração elaborada por eles aos Parlamentares do MERCOSUL.

Também se contará com a presença do Presidente da República Oriental do Uruguai, Don José Mujica quem cumprimentará aos Jovens da região.