Debate sobre criação de uma Escola de Governo no âmbito do Parlamento do MERCOSUL

O Parlamentar uruguaio Pablo Iturralde apresentou uma Proposta referente à criação de uma Comissão Especializada de Alto Nível para a criação de uma Escola de Governo no âmbito do Parlamento do MERCOSUL.

Na Proposta, Iturralde assinala que uma Escola de Governo do Parlamento do MERCOSUL, pode se constituir em um âmbito privilegiado para a formação daqueles que ocupam posições relevantes nos âmbitos públicos, privados, e de organizações da sociedade civil em competências políticas que incluam a capacidade de análise ou de reflexão, e a utilização de ferramentas técnicas que melhorem a qualidade de ação coletiva dirigida ao melhoramento material e espiritual de suas respectivas sociedades.

Iturralde assegura que uma Escola de Governo poderia apoiar a democratização e profissionalização dos partidos políticos, capacitando seus dirigentes em temas de liderança, financiamento e gestão dos Partidos, fomentando a presença de jovens, mulheres e setores minoritários da população.

A Proposta do Parlamentar uruguaio é impulsionar a criação de uma Comissão Especializada de Alto Nível no âmbito do Parlamento do MERCOSUL com o objetivo de desenhar as bases para a criação da Escola de Governo. Esta Comissão estaria integrada por três integrantes de cada Estado Parte. Assim também, se criaria um âmbito de consulta com representantes dos âmbitos políticos, acadêmicos e da sociedade civil.

A "Escola de Governo" já contava com um Relatório da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esporte que recomendava sua aprovação, no entanto, e logo de ter sido debatida na XVIII Sessão Ordinária, nesta decidiu-se que a Proposta voltasse à Comissão para que fosse reconsiderada.

O membro relator será o próprio Parlamentar Iturralde.