PARLASUL aprova declaração sobre a situação política e social na Bolívia

01/06/2026 | Agência PARLASUL
Data 01/06/2026
Categoria Agência PARLASUL

O Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) realizou neste 1º de junho, na Câmara dos Deputados, em Assunção, República do Paraguai, uma jornada institucional presidida pelo Parlamentar Rodrigo Gamarra (Paraguai), durante a qual foram realizadas diversas reuniões de trabalho, atividades regionais e a CVIII Sessão Ordinária do organismo.

Durante a Sessão, foi realizada a tomada de compromisso e incorporação formal da Parlamentar Rocío Abed (Paraguai) e do Parlamentar Edson Bladimir Choque Lázaro (Bolívia), que assumiram suas funções como representantes de suas respectivas delegações nacionais junto ao Parlamento do MERCOSUL.

Posteriormente, o Plenário aprovou diversas iniciativas vinculadas à saúde, aos direitos humanos e à integração regional. Entre elas, destacam-se a declaração de interesse regional da Semana Latino-Americana de Conscientização sobre a Epilepsia, uma recomendação voltada ao fortalecimento das ações de prevenção e enfrentamento do grooming nos Estados Parte, bem como projetos relacionados à soberania regional sobre minerais críticos, à rotulagem de alimentos e ao reconhecimento das atividades desenvolvidas pela Organização Latino-Americana de Trabalhadores Independentes (OLTI).

Cabe destacar que o Parlamento do MERCOSUL aprovou uma declaração na qual expressa sua preocupação com a situação política e social no Estado Plurinacional da Bolívia, condenando os atos de violência e qualquer ação que possa colocar em risco a ordem democrática e a estabilidade institucional. No texto aprovado, os Parlamentares reafirmaram os princípios consagrados no Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático, destacando a importância do respeito ao Estado de Direito, do diálogo pacífico e da plena vigência das instituições democráticas como pilares fundamentais para a convivência e a integração regional.

Por outro lado, a Comissão de Assuntos Internacionais, Inter-regionais e de Planejamento Estratégico, presidida pelo Parlamentar Rodolfo Eiben (Argentina), realizou uma reunião de trabalho na qual foram abordados temas vinculados à integração regional, à logística e ao desenvolvimento estratégico, no contexto dos desafios atuais do processo de integração do MERCOSUL.

Seminário sobre o papel do PARLASUL

Antes da Sessão Ordinária, foi realizado o primeiro encontro do Ciclo de Seminários sobre o Papel do PARLASUL, centrado no tema “As atribuições atuais do PARLASUL e sua relação com o Conselho do Mercado Comum (CMC)”. A atividade reuniu acadêmicos, especialistas e representantes diplomáticos do MERCOSUL, entre eles Mario Paz Castaing, Diana Araujo Pereira, Mariana Vázquez e os Embaixadores junto à ALADI e ao MERCOSUL, Antonio José Ferreira Simões e Didier César Olmedo Adorno.

O debate contou ainda com a participação dos Parlamentares Gustavo Arrieta, Carlos María López Zacarías, Mario Herrera, Patricio Villegas, Celso Russomanno, Nicolás Simone, Fabiana Martín, Matías Sotomayor, Alejandro Deanes, Franco Metaza, Rodolfo Eiben, Lilia Puig, Corradi e Raúl Bittel, que trocaram visões sobre o fortalecimento institucional do PARLASUL, seu papel na integração regional e os desafios relacionados à ampliação da participação cidadã no MERCOSUL.

Cabe recordar que esta iniciativa foi proposta durante a Sessão Extraordinária de dezembro de 2025 pelo Vice-Presidente do PARLASUL, Humberto Costa (Brasil), que participou da atividade de forma remota.

Audiência Pública sobre Mulheres Agricultoras

Por sua vez, durante a manhã foi realizada a Audiência Pública Regional “Mulheres Agricultoras: Alimentar o presente, sustentar o futuro”, promovida pela Frente Parlamentar contra a Fome do PARLASUL. A atividade contou com a participação da Senadora Blanca Ovelar (Paraguai), do Deputado Pastor Vera Bejarano (Paraguai), do representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Paraguai, Luis Lobo, e do Coordenador-Geral da Cooperação Espanhola (AECID) no Paraguai, Juan Pita, entre outras autoridades.

Também estiveram presentes os membros da Frente Parlamentar contra a Fome, liderados por seu Presidente, Matías Sotomayor (Argentina), juntamente com as parlamentares argentinas Brenda Balbuena, Yesica Taborda e Karolina Bobadilla; Heitor Schuch (Brasil); Yolanda Paredes (Paraguai); e Luis Gallo (Uruguai), que trocaram perspectivas sobre o papel estratégico das mulheres rurais na produção de alimentos, na segurança alimentar, na agricultura familiar e no desenvolvimento sustentável da região.

Notícias relacionadas