PARLASUL aprova declaração sobre a situação política e social na Bolívia

O Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) realizou neste 1º de junho, na Câmara dos Deputados, em Assunção, República do Paraguai, uma jornada institucional presidida pelo Parlamentar Rodrigo Gamarra (Paraguai), durante a qual foram realizadas diversas reuniões de trabalho, atividades regionais e a CVIII Sessão Ordinária do organismo.

Durante a Sessão, foi realizada a tomada de compromisso e incorporação formal da Parlamentar Rocío Abed (Paraguai) e do Parlamentar Edson Bladimir Choque Lázaro (Bolívia), que assumiram suas funções como representantes de suas respectivas delegações nacionais junto ao Parlamento do MERCOSUL.

Posteriormente, o Plenário aprovou diversas iniciativas vinculadas à saúde, aos direitos humanos e à integração regional. Entre elas, destacam-se a declaração de interesse regional da Semana Latino-Americana de Conscientização sobre a Epilepsia, uma recomendação voltada ao fortalecimento das ações de prevenção e enfrentamento do grooming nos Estados Parte, bem como projetos relacionados à soberania regional sobre minerais críticos, à rotulagem de alimentos e ao reconhecimento das atividades desenvolvidas pela Organização Latino-Americana de Trabalhadores Independentes (OLTI).

Cabe destacar que o Parlamento do MERCOSUL aprovou uma declaração na qual expressa sua preocupação com a situação política e social no Estado Plurinacional da Bolívia, condenando os atos de violência e qualquer ação que possa colocar em risco a ordem democrática e a estabilidade institucional. No texto aprovado, os Parlamentares reafirmaram os princípios consagrados no Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático, destacando a importância do respeito ao Estado de Direito, do diálogo pacífico e da plena vigência das instituições democráticas como pilares fundamentais para a convivência e a integração regional.

Por outro lado, a Comissão de Assuntos Internacionais, Inter-regionais e de Planejamento Estratégico, presidida pelo Parlamentar Rodolfo Eiben (Argentina), realizou uma reunião de trabalho na qual foram abordados temas vinculados à integração regional, à logística e ao desenvolvimento estratégico, no contexto dos desafios atuais do processo de integração do MERCOSUL.

Seminário sobre o papel do PARLASUL

Antes da Sessão Ordinária, foi realizado o primeiro encontro do Ciclo de Seminários sobre o Papel do PARLASUL, centrado no tema “As atribuições atuais do PARLASUL e sua relação com o Conselho do Mercado Comum (CMC)”. A atividade reuniu acadêmicos, especialistas e representantes diplomáticos do MERCOSUL, entre eles Mario Paz Castaing, Diana Araujo Pereira, Mariana Vázquez e os Embaixadores junto à ALADI e ao MERCOSUL, Antonio José Ferreira Simões e Didier César Olmedo Adorno.

O debate contou ainda com a participação dos Parlamentares Gustavo Arrieta, Carlos María López Zacarías, Mario Herrera, Patricio Villegas, Celso Russomanno, Nicolás Simone, Fabiana Martín, Matías Sotomayor, Alejandro Deanes, Franco Metaza, Rodolfo Eiben, Lilia Puig, Ana Maria Corradi e Raúl Bittel, que trocaram visões sobre o fortalecimento institucional do PARLASUL, seu papel na integração regional e os desafios relacionados à ampliação da participação cidadã no MERCOSUL.

Cabe recordar que esta iniciativa foi proposta durante a Sessão Extraordinária de dezembro de 2025 pelo Vice-Presidente do PARLASUL, Humberto Costa (Brasil), que participou da atividade de forma remota.

Audiência Pública sobre Mulheres Agricultoras

Por sua vez, durante a manhã foi realizada a Audiência Pública Regional “Mulheres Agricultoras: Alimentar o presente, sustentar o futuro”, promovida pela Frente Parlamentar contra a Fome do PARLASUL. A atividade contou com a participação da Senadora Blanca Ovelar (Paraguai), do Deputado Pastor Vera Bejarano (Paraguai), do representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Paraguai, Luis Lobo, e do Coordenador-Geral da Cooperação Espanhola (AECID) no Paraguai, Juan Pita, entre outras autoridades.

Também estiveram presentes os membros da Frente Parlamentar contra a Fome, liderados por seu Presidente, Matías Sotomayor (Argentina), juntamente com as parlamentares argentinas Brenda Balbuena, Yesica Taborda e Karolina Bobadilla; Heitor Schuch (Brasil); Yolanda Paredes (Paraguai); e Luis Gallo (Uruguai), que trocaram perspectivas sobre o papel estratégico das mulheres rurais na produção de alimentos, na segurança alimentar, na agricultura familiar e no desenvolvimento sustentável da região.

 

Sesión Ordinaria CVIII - 01 de junio de 2026 en Asunción