Agência PARLASUL (20/12/2025). O Presidente do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), Parlamentar Humberto Costa (Brasil), participou da Reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC) e da Cúpula de Chefes de Estado do MERCOSUL e Estados Associados, realizadas em Foz do Iguaçu (Paraná), no âmbito da Presidência Pro Tempore brasileira do bloco.
Na sexta-feira (19), o Presidente Humberto Costa discursou aos ministros e representantes dos Estados Partes durante a reunião do CMC, ocasião em que destacou o papel estratégico do Parlamento do MERCOSUL como instância representativa dos cidadãos do bloco, lembrando que a instituição completou recentemente 20 anos de existência. Em sua intervenção, afirmou que o aniversário representa “um marco simbólico de maturidade institucional e de reflexão sobre nosso papel, a demandar uma nova etapa marcada por reformas institucionais, que ampliem a incidência do Parlamento nas decisões estratégicas do MERCOSUL”.
O Presidente do PARLASUL ressaltou os desafios do atual contexto regional e internacional, reafirmando o compromisso do Parlamento com a legitimidade democrática do MERCOSUL e defendendo o fortalecimento da articulação institucional entre o Conselho do Mercado Comum e o PARLASUL, como condição para que a integração produza resultados concretos para as sociedades dos Estados Partes.
No campo econômico, o Presidente ressaltou a atuação do PARLASUL em favor de um mercado regional mais integrado, previsível e competitivo, bem como o acompanhamento atento da agenda do acordo MERCOSUL - União Europeia. Confirmou, ainda, a disposição do Parlamento em contribuir no plano legislativo para a implementação das normas necessárias, quando os Estados Partes avançarem nessa etapa do processo.
O compromisso do PARLASUL com a dimensão social da integração também foi enfatizado, com destaque para a construção da cidadania MERCOSUL a partir de políticas que ampliem direitos, promovam a mobilidade laboral, facilitem a integração fronteiriça e fortaleçam o sentimento de pertencimento regional. No mesmo sentido, o Presidente reiterou a importância da integração produtiva, do fortalecimento das cadeias regionais de valor e do apoio às micro e pequenas empresas como motores do desenvolvimento regional.
Encerrando sua participação, o Presidente do PARLASUL destacou o papel do Parlamento como aliado estratégico dos governos e das chancelarias do bloco, afirmando que “o Parlamento do MERCOSUL é, e continuará sendo, um aliado estratégico dos governos. Estamos prontos para cooperar, apoiar e dialogar”, mantendo o compromisso da instituição com o fortalecimento do MERCOSUL como projeto político, econômico e social.
Cúpula do MERCOSUL e Estados Associados
Na manhã deste sábado (20), foi realizada a Plenária da Cúpula do MERCOSUL e dos Estados Associados, com a participação dos Chefes de Estado e de Governo do bloco. Ao abrir a sessão, o Presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou o valor histórico e político da integração regional, afirmando que, “em um mundo em que erguer muros parece mais fácil do que construir pontes, este exemplo merece ser lembrado”, ao ressaltar a importância simbólica de Foz do Iguaçu para a construção do MERCOSUL.
Em seu discurso, o Presidente Lula reafirmou que “construir uma América do Sul próspera e pacífica é a única doutrina que nos convém”, defendendo o fortalecimento da integração regional como resposta aos desafios econômicos, sociais e geopolíticos enfrentados pelos países do bloco.
Sobre a agenda externa do MERCOSUL, o Chefe de Estado brasileiro voltou a defender a conclusão do acordo com a União Europeia, destacando que, após mais de duas décadas de negociações, “chegamos a um entendimento vantajoso para os dois lados”, ressaltando que o acordo representa uma oportunidade estratégica para o fortalecimento do multilateralismo e da inserção internacional do bloco.
O Presidente Lula observou ainda que a conclusão do acordo depende de decisão política, afirmando que “sem vontade política e coragem dos dirigentes, não será possível concluir uma negociação que já se arrasta por mais de 26 anos”, ao mesmo tempo em que reafirmou que o MERCOSUL seguirá ampliando parcerias estratégicas com outros atores internacionais.
Além do Presidente Humberto Costa, os Parlamentares Arlindo Chinaglia (Brasil) e Daniel Caggiani (Uruguai) acompanharam os debates da Cúpula com o objetivo de reforçar o compromisso com o fortalecimento institucional do MERCOSUL. A Cúpula também marcou o encerramento da Presidência Pro Tempore do Brasil no MERCOSUL, exercida ao longo do segundo semestre de 2025, período em que o país conduziu debates estratégicos voltados ao fortalecimento da integração regional, da agenda social e da inserção internacional do bloco.
Com o término da reunião, a Presidência Pro Tempore foi oficialmente transferida ao Paraguai, que assume a coordenação dos trabalhos do MERCOSUL pelos próximos seis meses, dando continuidade às prioridades acordadas pelos Estados Partes.
Foto: Roberto Stuckert Filho
