Agência PARLASUL (02/12/2025). O Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) iniciou, nesta segunda-feira, 1º de dezembro, as reuniões no âmbito da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EuroLat), na sede do Parlamento Europeu, em Bruxelas. O componente latino-americano foi presidido pelo Parlamentar uruguaio Daniel Caggiani, que liderará a representação regional pelos próximos dois anos.
A delegação do PARLASUL é composta pelos Vice-Presidentes Rodrigo Gamarra (Paraguai) e Nicolás Viera (Uruguai), juntamente com os Parlamentares Mariano Fernández e Marina Femenía (Argentina); Celso Russomanno e Pastor Eurico (Brasil); Derlis Maidana (Paraguai); e Maximiliano Campo (Uruguai).
A jornada teve início com uma sessão inaugural conjunta, que contou com as intervenções da secretária-geral do Serviço Europeu de Ação Externa, Belén Martínez Carbonell; do eurodeputado Gabriel Mato, presidente do componente europeu da EuroLat; de Daniel Caggiani, presidente do componente latino-americano; e de Javi López, Vice-Presidente do Parlamento Europeu.
Durante o primeiro dia, foram realizadas as reuniões preparatórias do componente latino-americano, nas quais foi aprovada uma declaração conjunta com prioridades políticas birregionais.
Nesta ocasião, destacou-se a necessidade de fortalecer a integração regional e de preservar a vigência dos espaços institucionais que unem ambas as regiões. “A América Latina e o Caribe são uma zona de paz e devemos continuar trabalhando juntos pelo desenvolvimento sustentável”, afirmou Daniel Caggiani ao concluir a reunião do componente latino-americano.
Por sua vez, Mariano Fernández (Argentina), que celebrou representar o PARLASUL, seu país e sua província Tucumán, assinalou que “foi uma reunião amena e produtiva, na qual revisamos a agenda dos próximos dias e conseguimos consensuar uma declaração muito importante para os diálogos com o componente europeu”.
Enquanto isso, Pastor Eurico (Brasil) destacou o papel conjunto das delegações latino-americanas: “É uma honra estar aqui representando o nosso Brasil, trabalhando ao lado de parlamentares de toda a região em temas fundamentais para as nossas nações”.
Da mesma forma, Rodrigo Gamarra (Paraguai) sublinhou o contexto histórico do encontro: “Conversamos sobre a importância do acordo entre a União Europeia e o MERCOSUL, um anseio de longa data que permitirá relações mais estreitas em comércio, educação, agricultura e cooperação internacional”.
Nesta terça-feira, reuniram-se as comissões permanentes e, na quarta-feira, os trabalhos seguirão com o Fórum Euro-Latino-Americano da Mulher, o Grupo de Trabalho sobre Segurança e o diálogo com organizações da sociedade civil.
EuroLat
A Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana é o órgão parlamentar da Associação Estratégica Birregional UE-ALC e reúne 75 parlamentares europeus e 75 latino-americanos. O PARLASUL participa formalmente desde 2009 e constitui a delegação de maior representatividade institucional no componente latino-americano.
