Missão de Observação Eleitoral do PARLASUL apresenta seu Relatório Preliminar sobre o segundo turno na Bolívia

Agência PARLASUL (20/10/2025). A Missão de Observação Eleitoral Internacional (MOE) do Parlamento do MERCOSUL entregou, nesta segunda-feira, 20 de outubro, seu Relatório Preliminar ao Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) do Estado Plurinacional da Bolívia, após sua atuação de observação no segundo turno das Eleições Gerais, realizado em 19 de outubro de 2025, no qual Rodrigo Paz foi eleito Presidente e Edman Lara, Vice-Presidente.

A MOE, convidada oficialmente pelo Órgão Eleitoral Plurinacional, foi chefiada pelo Chefe da Missão Paulão Fernando dos Santos (Brasil) e composta por seis observadores de três Estados Partes do MERCOSUL: a Parlamentar Karolina Bobadilla (Argentina), Walter Kobylanski (Paraguai), a Diretora Executiva do ODPM, uma responsável de comunicação e um pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O Parlamentar Paulão destacou que a jornada eleitoral transcorreu com normalidade e que prevaleceu a vontade popular:“O que percebemos foi normalidade, serenidade, tranquilidade, e que a democracia prevaleceu, principalmente a vontade das urnas. Esperamos que, com este resultado, o candidato que não obteve êxito reconheça o processo eleitoral para que tenhamos um processo de normalidade democrática”, afirmou durante sua intervenção na Junta Eleitoral do Tribunal Supremo.

O Relatório Preliminar reúne as principais observações do processo eleitoral, desde o período prévio até o dia da votação, com o objetivo de oferecer uma avaliação técnica e imparcial sobre o desenvolvimento da eleição, conforme os princípios internacionais de observação eleitoral e a legislação boliviana.

A Missão destacou que o pleito foi realizado em um ambiente pacífico, organizado e com alta participação cidadã, refletindo o compromisso democrático do povo boliviano. Constatou-se a presença de delegados das duas candidaturas, o cumprimento da proibição de propaganda eleitoral (veda eleitoral) e a adequada organização dos locais de votação nas cidades de La Paz e El Alto, onde se concentrou a observação.

A MOE felicita o Presidente eleito Rodrigo Paz – Edman Lara (Partido Democrata Cristão) pela vitória eleitoral e ressalta o profissionalismo do Órgão Eleitoral Plurinacional, a atitude cívica da cidadania e as ações institucionais voltadas à transparência, acessibilidade e inclusão linguística durante o processo.

Cabe destacar que este documento constitui um relatório preliminar, e que a análise completa, juntamente com as recomendações finais, será apresentada no Relatório Final, após a proclamação oficial das autoridades eleitas.