PARLASUL convoca Audiência Pública sobre Infraestrutura e Integração Fronteiriça Brasil-Paraguai

A Comissão Temporária de Integração Fronteiriça (COFRONT) do Parlamento do MERCOSUL realizará, nos dias 27 e 28 de outubro (09.00 horas Ponta Porã), a Audiência Pública “Infraestrutura e Desenvolvimento Regional na fronteira Ponta Porã (Brasil) – Pedro Juan Caballero (Paraguai)”, na Câmara Municipal de Ponta Porã (MS, Brasil), em formato presencial e virtual.

Esta atividade, uma iniciativa do Parlamentar Nelsinho Trad (Brasil) com o apoio do Presidente da Comissão Bohn Gass (Brasil), tem como objetivo fortalecer a integração fronteiriça por meio de obras e políticas coordenadas, com foco em corredores logísticos (Corredor Bioceânico), facilitação do comércio, serviços binacionais e cidadania de fronteira.

O encontro reunirá Parlamentares do MERCOSUL, autoridades nacionais e locais do Brasil e do Paraguai, organismos regionais e multilaterais, academia, setor privado e sociedade civil. Serão debatidas propostas para melhorar a conectividade, harmonizar regulações, impulsionar projetos estratégicos e potencializar o Acordo de Localidades Fronteiriças Vinculadas (DTVF/ALFV) em benefício das pessoas que vivem e trabalham nas chamadas “cidades gêmeas”.

Agenda e Eixos de Trabalho

Infraestrutura e logística: avanços e prioridades do Corredor Bioceânico, integração do transporte e dos pontos de fronteira.
Desenvolvimento e serviços binacionais: cooperação em saúde, educação, segurança e gestão de emergências; iniciativas de aeroportos/terminais de uso compartilhado.
Cidadania de fronteira (DTVF/ALFV): mobilidade, trânsito fronteiriço, direito ao trabalho e acesso a serviços com padrões harmonizados.
Financiamento e governança: mecanismos e fontes de financiamento; roteiro interinstitucional para projetos prioritários.

Formulário de Inscrição

Para participar, inscreva-se por meio do seguinte formulário.


Transmissão ao Vivo

A audiência será transmitida pelos canais oficiais do PARLASUL no Facebook e no YouTube, para que a cidadania possa acompanhar as exposições e debates em tempo real.