Agência PARLASUL (13/10/2025). No próximo domingo, 19 de outubro, será realizado o segundo turno das Eleições Gerais do Estado Plurinacional da Bolívia, e o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) acompanhará o processo por meio de uma Missão do Observatório da Democracia do PARLASUL (ODPM), no marco de um convite do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), autoridade responsável pela condução do processo eleitoral.
A Missão de Observação Eleitoral (MOE) do PARLASUL será composta pelos Parlamentares Karolina Soledad Bobadilla (Argentina), Paulão (Brasil) y Walter Kobylanski (Paraguai).
A MOE do PARLASUL, que já esteve presente no primeiro turno, retorna entre os dias 16 e 20 de outubro para dar continuidade à observação in loco do processo eleitoral. Cabe destacar que a missão participará de reuniões com autoridades eleitorais, representantes de partidos políticos, organizações da sociedade civil e observadores internacionais, conforme o programa oficial definido pelo TSE.
No domingo, 19 de outubro, os observadores acompanharão todas as etapas da jornada eleitoral em diversos centros de votação, com cobertura em La Paz e El Alto, incluindo abertura, votação e encerramento.
Ao final, na segunda-feira, 20 de outubro, a Missão apresentará, durante um ato oficial, um relatório preliminar de acompanhamento ao Tribunal Supremo Eleitoral.
O Observatório da Democracia do PARLASUL (ODPM) atua de forma permanente no acompanhamento dos processos eleitorais na América Latina, com o objetivo de verificar a integridade e a transparência das eleições, contribuindo para o fortalecimento democrático e o respeito à vontade popular na região.
Contato de Imprensa
Para solicitar informações sobre a MOE do PARLASUL, entre em contato com Maria Julia Carvalho (+598 92 167 821 | mcarvalho@parlamentomercosur.org) ou com a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação pelo e-mail seccomunicacion@parlamentomercosur.org ou pelo telefone +598 98 720 030.