PARLASUL e CAF assinam Memorando de Entendimento para fortalecer a integração regional

Agência PARLASUL (22/08/2025). Nesta quinta-feira (21), o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) assinaram um Memorando de Entendimento destinado a promover a cooperação institucional, o intercâmbio de experiências e a articulação de iniciativas em favor da integração regional e do desenvolvimento sustentável. 

A assinatura do acordo foi realizada na sede da CAF em Buenos Aires e contou com a participação do Vice-Presidente do PARLASUL pela Argentina, Gustavo Arrieta, do Vice-Presidente da CAF, Christian Asinelli, e do Gerente de Países do MERCOSUL da CAF, Jorge Rur, acompanhados por Parlamentares e representantes de ambas as instituições.

O Memorando estabelece um marco geral de colaboração que permitirá desenvolver projetos conjuntos em áreas-chave como crescimento econômico inclusivo e sustentável, saúde, educação, igualdade de gênero, energia, inovação e infraestrutura, biodiversidade e mudança climática, fortalecimento institucional de organismos regionais, cooperação interparlamentar, direitos humanos e justiça. As modalidades de cooperação incluem o intercâmbio de informações e conhecimento, a organização de eventos conjuntos, pesquisas e publicações, bem como atividades de formação e intercâmbio de experiências. O acordo terá vigência de cinco anos, renováveis automaticamente, e não implica compromissos financeiros diretos, uma vez que cada ação ou projeto será objeto de convênios específicos.

Durante o ato, o Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Financeiros, Comerciais, Fiscais e Monetários do PARLASUL, Gabriel Fuks (Argentina), também celebrou a assinatura do acordo, ressaltando que “desde o ano passado estamos interagindo para construir este acordo. É importante, já que não existe na população uma real visão do papel que podem desempenhar os organismos internacionais. Se a dinâmica se mantiver, em dezembro o Acordo MERCOSUL-UE deverá estar assinado. O convênio não prevê temas, mas abre a perspectiva, e o Acordo MERCOSUL-UE marca um bom ponto de partida. Para o Parlamento Europeu, no Parlamento do MERCOSUL há uma contraparte para sentar-se à mesa de negociações”.

O Vice-Presidente Gustavo Arrieta destacou ainda a relevância do Memorando para o fortalecimento institucional do Parlamento regional, afirmando que “tínhamos, desde o Parlamento do MERCOSUL, a necessidade de começar a articular com a CAF e aprofundar alguns temas que fazem parte da agenda urgente e estratégica do MERCOSUL. A assinatura deste memorando constitui um fato de relevância para o nosso Parlamento: não se trata apenas de abrir novas possibilidades de cooperação, mas de consolidar uma aliança estratégica com uma instituição prestigiosa e fundamental para o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

Por sua vez, o Vice-Presidente da CAF, Christian Asinelli, celebrou a assinatura do acordo como parte da missão da instituição de promover a integração latino-americana e caribenha, expressando que “trabalhamos como instituição que tem no DNA a integração latino-americana e caribenha e, nos últimos anos, temos feito um enorme esforço para expandir nossa presença, alcançando hoje 25 países membros. Este convênio com o PARLASUL completa nosso vínculo com os parlamentos regionais da região e permitirá gerar novos espaços de debate e formação conjunta (...) o que a nossa região precisa hoje em dia é de mais integração. Temos os recursos que o mundo requer para a transição energética justa e contamos com instituições como o PARLASUL, que são fundamentais para articular políticas em benefício da cidadania”.

A assinatura deste Memorando constitui um marco na cooperação interinstitucional do PARLASUL, somando-se à agenda de colaboração que a CAF já mantém com outros parlamentos regionais e ratificando o compromisso de ambas as instituições de trabalhar conjuntamente pela integração, pelo desenvolvimento sustentável e pela consolidação da democracia na América Latina e no Caribe.