COFE comemorou 61 anos e duas décadas de negociação coletiva no setor público

Agência PARLASUL (22/08/2025). No marco do 61º aniversário da Confederação de Organizações de Funcionários do Estado (COFE), foi realizado nesta sexta-feira (22) um ato comemorativo na sede do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), em Montevidéu. A atividade teve como foco os 20 anos da implementação da negociação coletiva no setor público.

O programa foi aberto por Joselo López, Secretário-Geral do PITCNT e da COFE, e pela vice-presidenta da República, Carolina Cosse.

O primeiro painel contou com a participação do ministro do Trabalho, Juan Castillo, das senadoras Graciela Bianchi (Partido Nacional) e Bettiana Díaz (Frente Amplio), do senador Tabaré Viera (Partido Colorado) e do deputado Hugo Barretto (Cabildo Abierto). Em seguida, foram apresentados os cumprimentos internacionais, a cargo de Sergio Arnoud (CLATE, Brasil), José Pérez (Região Andina, Chile), Mercedes Cabezas (ATE, Argentina) e Narcizo Castillo (CLATE, Paraguai).

O segundo painel incluiu as intervenções de Julio Fuentes, presidente da CLATE (Argentina); Dorte Wollrad, representante da Fundação Friedrich Ebert (FESUR) no Uruguai; Mariana Amartino, vice-presidenta da Associação de Advogados e Advogadas Trabalhistas da América Latina; e Daniel Parrilla, advogado da COFE e presidente da AULA. O evento foi encerrado com as palavras de Martín Pereira, presidente da COFE e secretário-geral da CLATE.

A jornada reuniu autoridades nacionais, representantes sindicais, parlamentares, acadêmicos e delegações internacionais, consolidando um espaço de diálogo sobre o fortalecimento dos direitos trabalhistas no Uruguai.