PARLASUL realiza jornada de trabalho sobre o Acordo MERCOSUL - UE na sede da CAF

Agência PARLASUL (22/08/2025). Nesta quinta-feira, no marco da assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), realizou-se uma jornada de trabalho parlamentar dedicada a debater os desafios e oportunidades do Acordo MERCOSUL–União Europeia, na sede da CAF em Buenos Aires.

O ato de abertura esteve liderado por Christian Asinelli, Vice-Presidente da CAF; Gustavo Arrieta, Vice-Presidente do PARLASUL (Argentina); e Gabriel Fuks, Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do PARLASUL, que sublinharam a importância de vincular a agenda parlamentar regional com organismos financeiros para potencializar a integração e o desenvolvimento.

Painel técnico: desafios e oportunidades

O primeiro painel “Troca de olhares sobre os desafios e oportunidades do Acordo MERCOSUL – UE” contou com a participação de Cecilia Todesca (ex-Secretária de Relações Econômicas Internacionais da Argentina), Pablo De Chiara (Presidente da Agência Pro Córdoba) e Lucas Vidal Podestá (Presidente do Ateneo da Sociedade Rural Argentina).

Durante este painel, os expositores coincidiram em destacar que o Acordo MERCOSUL–UE representa tanto um desafio como uma grande oportunidade para a região, destacando seu caráter estratégico e seu potencial para atrair investimentos, gerar emprego e fortalecer a integração regional.

Por isso, assinalaram que o Acordo não deve ser pensado unicamente em termos comerciais, mas também como um instrumento de desenvolvimento e de defesa de valores compartilhados, como a democracia e a paz. Cecilia Todesca expressou que “um acordo é algo vivo, algo que se constrói todos os dias desde o momento em que se assina”. Enquanto Pablo De Chiara enfatizou a necessidade de “pensar em uma abertura inteligente, atraindo investimentos e gerando trabalho”.

Perspectiva parlamentar

A jornada também incluiu mensagens de vídeo dos Eurodeputados Vicent Marzà Ibáñez e Javi López, que remarcaram a relevância do diálogo biregional em temas de sustentabilidade, equidade digital e cooperação política.

O segundo painel “Diálogo Parlamentar sobre o Acordo MERCOSUL – UE” esteve integrado pelos Parlamentares do MERCOSUL Rodrigo Gamarra (Vice-Presidente pelo Paraguai), Nicolás Simone (Argentina), Franco Metaza (Argentina) e Daniel Caggiani (Uruguai), atual Copresidente da EuroLat. A moderação esteve a cargo de Lucas Serna, Secretário de Relações Internacionais e Integração do PARLASUL.

No debate parlamentar, os legisladores destacaram as oportunidades que o Acordo MERCOSUL–UE pode abrir para a região. Por um lado, Rodrigo Gamarra (Paraguai) afirmou que “desde o Paraguai acompanhamos plenamente este Acordo, vemos nele uma janela de oportunidade para o nosso bloco”, enquanto Nicolás Simone (Argentina) observou que “vemos neste acordo um motor capaz de revitalizar o MERCOSUL”. Na mesma linha, Patricio Villegas (Argentina) insistiu em que o bloco não pode “deixar passar o trem”, e Fabiana Martin (Argentina) remarcou que as disposições ambientais e trabalhistas já contemplam salvaguardas previstas no Acordo de Paris e na OIT.

Ao mesmo tempo, se apresentaram posturas mais críticas e reflexivas sobre os desafios que implicam. Por uma parte, Franco Metaza (Argentina) advertiu que “não há forma de que 27 países ratifiquem o acordo político e de cooperação”, enquanto Daniel Caggiani (Uruguai) sustentou que, se bem o acordo pode oferecer perspectivas de desenvolvimento, “não podemos pedir ao Acordo que resolva nossas problemáticas de integração, mas sim podemos pedir-lhe certa perspectiva de desenvolvimento”.

Nessa linha, Alejandro Deanes (Argentina) expressou suas dúvidas ao considerar que o interesse europeu se concentra nos recursos naturais não renováveis, enquanto Victoria Donda sublinhou a importância de alcançar um acordo “no qual nos vejamos de igual a igual”.

Assinatura do Acordo PARLASUL - CAF

Prévio ao início da jornada, Jorge Srur, Gerente Regional da CAF, e Gustavo Arrieta, Vice-Presidente do PARLASUL, subscreveram um Memorando de Entendimento que formaliza a cooperação interinstitucional em matéria de financiamento e assistência técnica. Cabe destacar que o Parlamentar Gabriel Fuks realizou uma apresentação introdutória que colocou em contexto o alcance e os objetivos deste acordo.

 

 

PARLASUR y CAF firman Memorándum de Entendimiento y debaten futuro del Acuerdo MERCOSUR - UE