Agência PARLASUL (09/05/2025). Na última segunda-feira (05), o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) realizou sua 100ª Sessão Ordinária na sede institucional em Montevidéu, Uruguai, marcada pela posse da nova delegação uruguaia, que exercerá mandato no período de 2025 a 2030.
Assumiram suas funções os parlamentares Bettiana Díaz, Víctor Aldaya, Inés Cortes, Daniel Diverio, Javier García, Matías Duque, Federico Preve, Gerardo Sotelo, Juan Pablo Delgado, Mauricio Vieira, Silvia Nane e Conrado Rodríguez, além do parlamentar Nicolás Viera, que foi designado Vice-Presidente do PARLASUL em representação do Uruguai.
Durante a sessão, presidida pelo Parlamentar brasileiro Arlindo Chinaglia, os novos integrantes da delegação uruguaia prestaram juramento e iniciaram oficialmente seus trabalhos legislativos no âmbito regional. A delegação é composta por representantes de diferentes partidos políticos, de forma proporcional à composição do Parlamento Nacional, refletindo o pluralismo do sistema democrático uruguaio.
O Vice-Presidente pelo Uruguai, Nicolás Viera, agradeceu a confiança do corpo parlamentar e de seus colegas da delegação uruguaia: “Será um período de intenso trabalho. Temos um grande caminho pela frente para encontrar nossos povos latino-americanos unidos. Agradeço àqueles que confiaram em mim e aos funcionários que sustentam a vida institucional do Parlamento”. Viera também destacou que o Parlamento deve ser uma ferramenta de transformação regional e expressou sua vontade de estar “à altura das circunstâncias”.
Durante a sessão, diversos Parlamentares manifestaram apoio à designação de Viera. A parlamentar Bettiana Díaz (Uruguai) propôs seu nome para a Vice-Presidência, destacando “a enorme responsabilidade com que desenvolveu seu trabalho no período anterior”, assim como sua “capacidade de diálogo e construção de consensos, algo fundamental neste momento de necessidade de acordos parlamentares”.
O Parlamentar Conrado Rodríguez (Uruguai) também ressaltou a experiência parlamentar de Viera, seu profundo conhecimento da instituição e sua destacada atuação na Comissão de Orçamento, afirmando que sua indicação foi apoiada inclusive pela oposição como demonstração de reconhecimento institucional.
Por sua vez, o Parlamentar Daniel Diverio, que assume o mandato pela primeira vez, destacou que Viera “é um companheiro jovem, do interior do país, de Colonia, com eficiência e compromisso. Estamos certos de que cumprirá sua tarefa de forma exemplar”.
Com a incorporação formal de sua delegação, o Uruguai retoma sua participação plena no Parlamento do MERCOSUL e integra-se ao trabalho legislativo regional previsto para o novo período.