PARLASUL impulsiona a liderança juvenil e feminina em sistemas agroalimentares no Fórum da CEPAL

Agência PARLASUL (03/04/2025). No dia 1º de abril, no âmbito do Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável, foi realizado o evento “Jovens e mulheres liderando a mudança nos sistemas agroalimentares”, organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

O evento abordou a necessidade urgente de integrar a juventude e as mulheres como atores-chave na transformação dos sistemas agroalimentares, em linha com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2: Fome Zero.

O Parlamentar Matías Sotomayor (Argentina), Presidente da Frente Parlamentar contra a Fome do Parlamento do MERCOSUL, destacou a importância da participação ativa dos jovens na tomada de decisões sobre segurança alimentar. “Empoderar as novas gerações é essencial para que sejam protagonistas na transformação dos sistemas agroalimentares e na construção de um futuro sustentável”, afirmou o Parlamentar.

Além disso, ressaltou o papel do PARLASUL nessas iniciativas: “Estamos esperançosos de poder contribuir, desde o PARLASUL e com o apoio da FAO, da Cooperação Espanhola e de toda a rede da Frente Parlamentar contra a Fome, para que mais parlamentares jovens e mulheres se integrem a essa rede plural, que já conta com mais de 400 legisladores e muitos outros na nova configuração Ibero-americana e caribenha que estamos impulsionando”, apontou Sotomayor.

Por sua vez, Luis Lobo, membro da Secretaria Técnica do FPH-ALC e Oficial do programa Espanha-FAO para a região, destacou o papel das políticas públicas e incentivou a juventude a se envolver em processos e alianças que promovam essas iniciativas de mudança.

O evento contou com a participação de líderes e representantes regionais do programa FAO da América Latina e do Caribe, do Escritório de Juventude e Mulheres da FAO, bem como da equipe da Iniciativa Juvenil do Fórum Mundial da Alimentação.

Por fim, o Parlamentar Sotomayor ressaltou a importância de continuar trabalhando com organismos regionais e internacionais, como a Aliança Parlamentar Ibero-americana e do Caribe para a Segurança Alimentar, para garantir que as vozes dos jovens sejam ouvidas e suas contribuições integradas nas políticas públicas agroalimentares.

Com informações da Frente Parlamentar contra a Fome da América Latina e do Caribe.