PARLASUL expressa preocupação com as declarações do Presidente da Argentina sobre uma possível saída do MERCOSUL

Agência PARLASUR (21/03/2025). Na última Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL, realizada em Montevidéu em 10 de março,, foi aprovada uma declaração que expressa preocupação com as recentes declarações do Presidente da Argentina, Javier Milei, que sugeriu a possível saída de seu país do bloco regional.

Durante a abertura das Sessões Ordinárias do Congresso da Nação Argentina, Milei afirmou que a Argentina poderia flexibilizar sua relação com o MERCOSUL ou até mesmo considerar sua saída, argumentando que o bloco beneficiou alguns setores em detrimento de outros. Essas declarações geraram diversas reações no âmbito do MERCOSUL.

No Informe da Presidência Pro Tempore da Argentina, o embaixador Alan Beraud destacou que o foco da gestão argentina está na modernização do MERCOSUL, promovendo o comércio intra e extrabloco, revisando a Tarifa Externa Comum, buscando maior autonomia comercial e propondo a criação de uma agência para combater o crime organizado transnacional.

Nos debates sobre a Declaração aprovada, o Parlamentar Gabriel Fuks (Argentina) afirmou: "Uma coisa é o debate político, onde há opiniões variadas sobre relações externas, formato de relacionamento com terceiros países ou outros blocos. Outra coisa é, no discurso de Estado, questionar explicitamente o MERCOSUL, como fez o presidente argentino. Estamos em alerta vermelho."

Já o Parlamentar Rodolfo Eiben (Argentina) ressaltou a necessidade de a Argentina definir sua posição em relação ao MERCOSUL: "A Argentina deve definir, de uma vez por todas, se tem capacidade para continuar no MERCOSUL ou não. Porque a forma como estamos atuando, de maneira parcial e medíocre, gerando dúvidas sobre nossos projetos e credibilidade, é insustentável."

Por fim, o Parlamentar Paulão (Brasil) enfatizou a importância de discutir a unidade regional e fortalecer as relações do MERCOSUL com outros blocos, como a União Europeia: “mas a gente tem preocupação sim com a posição do Presidente da Argentina quando diz que poderá sair do MERCOSUL. Temos que discutir aqui a unidade para a nossa região, estabelecer inclusive essa relação do MERCOSUL-UE”.

Com a aprovação da Declaração, o Parlamento do MERCOSUL reforçou a importância do diálogo e da cooperação entre seus Estados-membros para enfrentar os desafios atuais, além de fortalecer os laços com outros blocos internacionais, como a União Europeia.

Leia aqui a Declaração na íntegra.