Parlamentares debatem estratégias para fortalecer a integração regional e o desenvolvimento fronteiriço

Parlamentares debatem estratégias para fortalecer a integração regional e o desenvolvimento fronteiriço

Agência PARLASUL (12/03/2025). No âmbito da XCIX Sessão Ordinária, o Parlamento do MERCOSUL realizou sua I Sessão Especial do ano em Montevidéu, Uruguai. Durante o evento, os Parlamentares discutiram sobre a integração regional, os desafios geopolíticos, assuntos financeiros, assim como questões relacionadas à democracia e à cooperação no bloco.

Entre os temas centrais da sessão, estiveram presentes a infraestrutura e o desenvolvimento nas zonas de fronteira, com especial ênfase na necessidade de fortalecer os laços entre os países do bloco. Por um lado, o Parlamentar Pompeo de Mattos (Brasil) destacou dois projetos importantes nessa área: “Duas pontes  que fortalecerão a conexão entre o Brasil e seus países vizinhos. Uma entre o Brasil e o Uruguai, e outra entre o Brasil e a Argentina. Esse tipo de obra representa o MERCOSUL real, o que impacta diretamente a vida cotidiana das pessoas.”

Nessa mesma linha, o Parlamentar Afonso Motta (Brasil) ressaltou a importância de criar condições para a mobilidade entre os países, apontando que "durante os meses de verão, tivemos 2 milhões de veículos uruguaios e argentinos circulando em direção ao centro do país (Brasil), principalmente, para fazer turismo nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.”

Sob uma perspectiva social, o Parlamentar Bohn Gass (Brasil) defendeu o fortalecimento da unidade entre os povos da região, afirmando: "as fronteiras não devem ser divisões entre nossos povos, mas espaços de união e fortalecimento. Isso é o que queremos para o MERCOSUL."

Geopolítica, democracia e direitos humanos no MERCOSUL

Na sessão, também foram abordados os desafios geopolíticos e seu impacto na integração regional. O Parlamentar Paulão (Brasil) expressou sua preocupação com a postura de alguns governos em relação ao MERCOSUL: “Nos preocupa a posição do Presidente da Argentina ao dizer que poderia sair do MERCOSUL. Devemos discutir a unidade de nossa região e fortalecer a relação com a União Europeia.”

Por sua vez, Lilia Puig (Argentina) destacou o impacto das mudanças na política internacional sobre a estabilidade do bloco: “O MERCOSUL funcionou muito bem nos primeiros 10 anos, mas nas últimas duas décadas não conseguimos melhorar o comércio intrarregional. Diante das estratégias geopolíticas de potências como China, Rússia e Estados Unidos, é fundamental preservar o MERCOSUL como uma ferramenta de defesa da democracia na região.”

Além disso, o Parlamentar Matías Sotomayor (Argentina) apresentou o plano de trabalho da Frente Parlamentar contra a Fome (FPCH): “Decidimos elaborar um grande plano de trabalho com a ideia fundamental de que este parlamento se torne a bandeira da aliança global em toda a região”, iniciativa impulsionada pelo Presidente Lula. Nessa mesma linha, o Parlamentar Chico Rodrigues (Brasil) sublinhou a relevância do tema, afirmando que “a luta contra a fome é uma responsabilidade tanto individual quanto coletiva de todos os parlamentares.”

A sessão também incluiu debates sobre direitos humanos e equidade de gênero. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Parlamentar Celso Russomanno (Brasil) destacou a luta das mulheres na região: “o dia 8 de março foi o Dia Internacional da Mulher e temos aqui Parlamentares de vários países que lutam pela igualdade de direitos, especialmente os direitos trabalhistas. Quero parabenizá-las pelo seu trabalho.”