Comunicado da Comissão Especial de Emergência Sanitária e Ambiental

Comunicado de Imprensa (10/03/2025). A Comissão Especial de Emergência Sanitária e Ambiental do Parlamento do MERCOSUL expressa sua profunda solidariedade a todos os afetados pelas inundações ocorridas na República Argentina no início de março de 2025.

Diante dos trágicos acontecimentos que resultaram em perdas humanas e enormes prejuízos materiais, apresentamos essa DECLARAÇÃO DE SOLIDARIEDADE A TODOS OS AFETADOS PELAS INUNDAÇÕES NA REPÚBLICA ARGENTINA, reiterando nosso compromisso em envidar todos os esforços possíveis para levar auxílio às milhares de pessoas impactadas por essa calamidade.

As inundações, que atingiram especialmente a Província de Buenos Aires, desde o dia 7 de março, resultaram na perda de 16 vidas, mais de uma centena de desaparecidos e aproximadamente 1.500 evacuados, com destaque para a cidade portuária de Bahía Blanca. Estima-se que o prejuízo financeiro inicial atinja 400 milhões de dólares.

A Comissão considera que tragédias ambientais são uma preocupação constante em nível global, e, no âmbito do Mercosul, é imprescindível que estejamos atentos e prontos para agir. Como membros do Parlamento, seguimos acompanhando de perto esses eventos e estamos comprometidos em apoiar as famílias afetadas por essa devastação.

Expressamos nosso apoio à população argentina e nosso desejo de que a reconstrução das regiões atingidas seja rápida e eficaz. Contamos com o respaldo de todos os países-membros deste Parlamento para aprovar esta moção e fortalecer o compromisso com a ajuda humanitária.

Comissão Especial de Emergência Sanitária e Ambiental do Parlamento do MERCOSUL