Agência PARLASUL (16/01/2025). No último dia 9 de dezembro, durante a XCVIII Sessão Ordinária, a Comissão de Trabalho, Políticas de Emprego, Seguridade Social e Economia Social do Parlamento do MERCOSUL realizou sua reunião ordinária de forma híbrida, diretamente da nova sede do PARLASUL, em Montevidéu, Uruguai, sob a presidência do parlamentar brasileiro Paulão.
No decorrer da reunião, foi aprovada por unanimidade a Proposta de Recomendação que promove o "Plano de Impulso e Articulação de Acompanhamento Empreendedor", apresentada pelo parlamentar Cristian Pescara (Argentina). Este projeto busca fortalecer o desenvolvimento econômico e social por meio de estratégias de apoio a microempreendedores, empreendedores e micro, pequenas e médias empresas (MPEs) do MERCOSUL, promovendo sua integração e competitividade em nível regional.
Por outro lado, decidiu-se adiar para a próxima reunião a discussão de outras propostas de recomendação incluídas na ordem do dia, com o objetivo de incorporar seus autores aos debates e enriquecer a análise dos temas. Entre as propostas destacadas estão iniciativas relacionadas ao fortalecimento dos sistemas de proteção social no MERCOSUL, à promoção do emprego juvenil, à redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e à articulação de políticas contra a violência de gênero.
Outro ponto relevante da sessão foi a possibilidade de organizar, em 2025, um encontro em colaboração com representantes do Ministério Público do Trabalho do Brasil, para dar continuidade aos resultados do Fórum contra o Trabalho Infantil no MERCOSUL, realizado em setembro de 2024. Vale destacar que os parlamentares Matias Sotomayor e Ana Corradi (Argentina), que participaram desse fórum, propuseram a realização de novas reuniões e recomendações sobre o tema.
Além disso, manifestou-se preocupação com o impacto do acordo MERCOSUL-UE em setores estratégicos como pecuária, indústria de laticínios e cultivo de uvas, assim como em suas respectivas cadeias produtivas e de trabalho. Como resposta, foi proposta a criação de um Grupo de Trabalho em 2025 para abordar esses desafios de forma colaborativa.
A reunião foi concluída com um emocionante reconhecimento à parlamentar Amanda Della Ventura (Uruguai), que participou pela última vez como vice-presidenta da Comissão. Sua dedicação e contribuições foram destacadas como fundamentais para os avanços alcançados pela Comissão.
Entre os participantes estavam os parlamentares Paulão (presidente, Brasil), Amanda Della Ventura (vice-presidenta, Uruguai), Ana Corradi, Matias Sotomayor e Cristian Pescara (Argentina), juntamente com Aleiza Rodríguez (Bolívia).