PARLASUL inaugura nova Sede e realiza histórica Sessão em Montevidéu

Agência PARLASUL (09/12/2024). Nesta segunda-feira, 09 de dezembro, o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) realizou sua XCVIII Sessão Ordinária na cidade de Montevidéu, Uruguai. O encontro marcou um momento histórico com a inauguração da nova Sede, um espaço renovado e projetado para fortalecer as funções legislativas do órgão regional.

Após a cerimônia de inauguração, foi assinada uma Carta de Intenções entre o PARLASUL e o Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos do MERCOSUL (IPPDH), com o objetivo de promover iniciativas conjuntas nesta área. Durante a ocasião, Diretora do IPPDH, Andressa Caldas, destacou: “Seguiremos trabalhando para combater os discursos de ódio e, mais uma vez, agradecemos o apoio do PARLASUL”.

Durante a Sessão Ordinária, o Parlamentar brasileiro Marcel Van Hattem tomou posse como membro do Parlamento do MERCOSUL. Em seguida, foi eleito o Parlamentar Arlindo Chinaglia (Brasil) como novo Presidente do PARLASUL, com mandato a partir de 1º de janeiro de 2025.

O Parlamentar Arlindo Chinaglia parabenizou a atual presidente, Fabiana Martín (Argentina), por seus esforços e agradeceu a confiança da delegação brasileira por sua eleição. Chinaglia concluiu seu discurso afirmando que “é assim, com esforço e trabalho, que faremos do PARLASUL o que ele deve ser”.

Por sua vez, o Vice-presidente Mario Colman (Uruguai) destacou a vocação integradora de Chinaglia e desejou sucesso à sua gestão. O Vice-presidente Derlis Maidana (Paraguai) ressaltou a importância do Parlamento como “a voz dos povos”, enquanto o Vice-presidente Adolfo Mendoza (Bolívia) enfatizou o desafio histórico de projetar uma voz unida da América Latina para o mundo. Fabiana Martín, Presidente em fim de mandato, valorizou o apoio recebido e defendeu maior representação feminina no PARLASUL.

Na sequência, foi apresentado o Relatório da PPTU, pelo Diretor-Geral da Secretaria do Ministério de Relações Exteriores, Diego Escuder, quem destacou os avanços realizados pela PPTU, incluindo o fortalecimento do comércio intrarregional, os esforços para a entrada do Panamá como Estado Associado e o avanço da Bolívia rumo à condição de Estado Membro Pleno do MERCOSUL.

Escuder enfatizou que “para o Uruguai, a construção de um mercado ampliado foi fundamental em nossos trabalhos. Celebramos a assinatura do Memorando de Entendimento com o FONPLATA. Atualmente, a Organização Mundial do Comércio registra mais de 370 acordos bilaterais, dos quais o MERCOSUL se manteve, em grande parte, à margem, resultando em perda de competitividade”.

Ainda durante a Sessão Ordinária, foi aprovado o orçamento do PARLASUL para o ano de 2025. O Presidente da Comissão de Orçamento, Parlamentar Conrado Rodríguez (Uruguai), afirmou: “A Comissão apresentou hoje o orçamento do PARLASUL em conformidade com o Protocolo. Contamos com o apoio técnico das secretarias e realizamos ajustes pontuais”.

Nova Sede do PARLASUL

Antes da Sessão Plenária, foi realizada uma cerimônia de abertura no hall da nova sede, com a presença de autoridades como a Vice-presidente do Uruguai, Beatriz Argimón; o Ministro de Transporte e Obras Públicas, José Luis Falero; o Subsecretário das Relações Exteriores, Nicolás Albertoni; e o Prefeito de Montevidéu, Mauricio Zunino. Estiveram  presentes também a Presidente do PARLASUL, Fabiana Martín, Parlamentares e convidados especiais de diversas delegações.

A nova Sala Plenária reforça o papel do PARLASUL como fórum político regional, oferecendo um espaço moderno para debates sobre temas cruciais como direitos humanos, sustentabilidade e segurança. A Presidente Fabiana Martín destacou que este projeto reafirma o compromisso do organismo com os valores democráticos e a integração regional.

 XCVIII Sesión Ordinaria