Agência PARLASUL (05/12/2024). Durante a LXV Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum (CMC), realizada em Montevidéu, a Presidenta do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), Parlamentar Fabiana Martín, enfatizou a importância de fortalecer as relações internacionais do bloco e de avançar em uma agenda regional que posicione o MERCOSUL no cenário global.
A sessão foi oficialmente aberta com o relatório da Presidência Pro Tempore do Uruguai (PPTU), seguido das intervenções dos Chanceleres dos Estados Partes e de representantes de organismos do MERCOSUL. Durante a reunião, os Chanceleres e Ministros da Economia destacaram a necessidade de avançar na agenda econômico-comercial, incluindo as negociações externas do bloco com países terceiros.
Por sua vez, a Presidenta Fabiana Martín destacou os esforços do PARLASUL para "aprofundar a integração, não apenas com a América Latina, mas também fomentar a abertura para outros continentes", ressaltando que "os olhos do mundo estão voltados para a região, e é nossa responsabilidade aproveitar esta oportunidade estratégica".
A Presidenta também sublinhou a necessidade de que os Parlamentos regionais assumam protagonismo na formulação de políticas eficazes. “Pela primeira vez, estamos criando uma agenda própria para a EuroLat, cientes das necessidades pontuais e específicas da nossa região”, afirmou Martín, destacando o papel do MERCOSUL como ator relevante nas discussões internacionais.
Além disso, ela ressaltou os avanços significativos em outras frentes de negociação, como o início das tratativas para um Acordo de Associação Econômica Ampla com os Emirados Árabes Unidos e as negociações com a Associação Europeia de Livre Comércio – EFTA (composta por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein), que foram iniciadas em 2017.
Por fim, o PARLASUL reafirmou seu compromisso com o fortalecimento do MERCOSUL como um espaço de diálogo e cooperação que beneficie todos os cidadãos do bloco.