PARLASUL celebra a assinatura de acordos entre Uruguai e China e incentiva o fortalecimento das relações comerciais no bloco

Agência PARLASUL (27/11/2024). O Parlamento do MERCOSUL parabenizou a assinatura de 24 acordos entre a República Oriental do Uruguai e a República Popular da China, assinados no dia 23 de dezembro de 2023, durante um encontro entre os presidentes Luis Lacalle Pou e Xi Jinping.

O Projeto de Declaração destaca que esses acordos representam um marco ao elevar a relação entre os dois países de "Aliados Estratégicos" para "Aliados Estratégicos Integrais".

Nesse sentido, a Declaração do PARLASUL ressalta que este avanço pode impulsionar um Tratado de Livre Comércio (TLC) entre a China e o MERCOSUL, um passo que fortaleceria as economias regionais por meio do aumento das exportações agroalimentares e da atração de investimentos estratégicos em infraestrutura essencial, como ferrovias e hidrovias.

O Parlamentar Rodolfo Eiben (Argentina) celebrou a assinatura desses acordos, destacando que “estamos absolutamente de acordo com os tratados assinados pela República Oriental do Uruguai, solicitando que os demais países que integram o bloco tenham a independência e o critério para adotar e imitar uma atitude semelhante. Isso nos permitiria, com uma potência como a China, acessar vantagens muito substanciais em tecnologia, líder em muitos aspectos no nível mundial, além de impulsionar o intercâmbio de nossas economias, especialmente na Argentina e no Brasil.”

Eiben também ressaltou o impacto estratégico dos acordos em setores-chave, afirmando: “esses acordos abrem importantes oportunidades em áreas como energia e commodities”, fundamentais para suprir as necessidades alimentares de diversas regiões da Ásia. Ele enfatizou ainda que a China já é um parceiro estratégico para os países do MERCOSUL e que consolidar essa relação permitirá um maior desenvolvimento econômico, comercial e de conectividade regional, beneficiando toda a região.

Vale destacar que, no âmbito dos acordos assinados entre Uruguai e China, o presidente Xi Jinping agradeceu os esforços do Uruguai em promover o diálogo entre o MERCOSUL e a China, destacando a importância de fortalecer as relações comerciais entre o bloco regional e o gigante asiático. Esse avanço reafirma o potencial do MERCOSUL como um parceiro estratégico na região, promovendo maior integração econômica e a abertura de mercados para produtos agropecuários, investimentos e cooperação em áreas-chave como a economia digital e verde, setores fundamentais para o desenvolvimento sustentável dos países membros do bloco.

Acesse aqui a Declaração completa.