Observatório da Democracia acompanha segundo turno eleitoral no Uruguai

Agência PARLASUL (25/11/2024). O Observatório da Democracia do PARLASUL (ODPM) participou do segundo turno das eleições no Uruguai por meio de uma missão de acompanhamento integrada por Parlamentares do MERCOSUL, onde mantiveram diálogos com diversos atores do processo eleitoral.

Desde a sexta-feira, a missão realizou vários encontros, incluindo reuniões com a chapa eleitoral do Partido Nacional, que contou com a presença da Presidente do partido, Macarena Rubio, do ex-presidente Luis Lacalle Herrera e de autoridades da Corte Eleitoral Uruguaia. Da mesma forma, os Parlamentares se reuniram com representantes da chapa eleitoral do Partido Frente Amplio, reforçando o compromisso com a pluralidade e o aprofundamento da análise da disputa.

Além disso, os Parlamentares participaram de uma capacitação promovida pelo Observatório de Estudos Eleitorais do Instituto Universitário Sul-Americano sobre o sistema eleitoral uruguaio, que abordou temas como circuitos, listas e apuração de votos. Eles também tiveram uma instância de diálogo com membros do Observatório de Estudos Eleitorais e com o diretor da consultoria Factum, com o objetivo de aprofundar o entendimento durante o acompanhamento das eleições presidenciais.

No domingo, dia da votação, o ODPM visitou sete centros eleitorais em Montevidéu e Canelones, em bairros como Punta Carretas, Pocitos, Villa Española, Colônia Nicolich, Punta de Rieles e Malvín Norte. Ao final do dia, os Parlamentares observaram o processo de apuração realizado no encerramento das mesas no Colégio Punta Carretas. Eles celebraram a alta participação popular e o compromisso cívico, elementos que reafirmam a solidez das instituições democráticas no Uruguai.

Destacaram também o clima de respeito e transparência entre os cidadãos, as autoridades e os representantes dos partidos políticos, qualificando este processo como um exemplo para os países do MERCOSUL. Esse esforço reafirma o compromisso do ODPM com a promoção de práticas eleitorais transparentes e democráticas na região, fortalecendo a integração e os valores compartilhados de democracia e participação cidadã.

A missão contou com a participação dos Parlamentares Franco Metaza, Raúl Bittel e Lilia Puig (Argentina), que presidiu a missão; do Parlamentar Hercílio Coelho (Brasil); e dos Parlamentares paraguaios Lilián Samaniego e Dionisio Amarilla.