ODPM do PARLASUL realiza acompanhamento eleitoral durante o segundo turno das eleições no Uruguai

Agência PARLASUL (22/11/2024). Neste fim de semana, Parlamentares da Argentina, Brasil e Paraguai, membros do Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL (ODPM), retornam ao Uruguai para dar continuidade ao acompanhamento eleitoral iniciado no primeiro turno das eleições gerais, realizado no último dia 27 de outubro.

Naquela jornada eleitoral, os cidadãos uruguaios elegeram 30 senadores, 99 deputados e se pronunciaram sobre dois plebiscitos constitucionais. Contudo, nenhum dos candidatos à presidência alcançou a maioria absoluta, motivo pelo qual, neste domingo, 24 de novembro, será realizado o segundo turno para escolher o próximo Presidente da República. Mais de 2,7 milhões de cidadãos habilitados estão convocados a participar desta importante jornada democrática.

O Observatório da Democracia, cumprindo com seus objetivos, como o de acompanhar os processos eleitorais nos Estados Partes, destaca novamente um grupo de observação eleitoral no Uruguai.

Durante o fim de semana, os Parlamentares cumprirão uma extensa agenda que inclui reuniões com representantes das campanhas de ambos os candidatos à presidência, encontros com organizações sociais, especialistas em análise política e representantes de institutos de pesquisa. Estas atividades têm como objetivo obter informações diretas sobre o contexto político-eleitoral, além de promover espaços de diálogo que fortaleçam as boas práticas democráticas.

No domingo, 24, dia do segundo turno, os integrantes da missão farão visitas a centros de votação, observando o andamento do processo eleitoral e dialogando com autoridades e eleitores para acompanhar de perto a organização da jornada.

Destaca-se que, embora o Uruguai não reconheça formalmente o Instituto de Observação Eleitoral Internacional, valoriza e promove a cooperação internacional em temas eleitorais. Este convite ao PARLASUL para participar do acompanhamento das eleições reafirma a confiança mútua e o valor compartilhado no fortalecimento da democracia na região.

O Observatório da Democracia continuará trabalhando para elaborar relatórios técnicos que sirvam de base para análises e para a promoção de práticas democráticas no MERCOSUL e nos Estados Associados.

Para consultas adicionais: Entre em contato com Alexandre Andreatta (+55 61 99287-5791) ou envie e-mail para: aandreatta@parlamentomercosur.org.