Declaração do PARLASUL reafirma o MERCOSUL como região de paz

Agência PARLASUL (15/11/2024). Na última segunda-feira, 11 de novembro, o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) realizou sua XCVII Sessão Ordinária, na Legislatura da Província de Córdoba, onde foi aprovado um projeto que declara o MERCOSUL como uma Zona de Paz.  

O Projeto busca reconhecer o MERCOSUL como uma região de paz e estabelecer a neutralidade do bloco frente aos conflitos bélicos extracontinentais. O Parlamentar Franco Metaza (Argentina), autor da proposta, destacou que "o MERCOSUL deve adotar a paz como bandeira" e que o mundo mudou significativamente desde a criação do bloco.  

Para Metaza, os principais argumentos decorrem das mudanças geopolíticas em alguns Estados Partes do MERCOSUL, especialmente na Argentina. Além disso, ele alertou que as consequências econômicas de envolver qualquer Estado Parte em um conflito bélico ameaçariam a harmonia econômica do bloco, construída com grande esforço desde 1991, contrariando os princípios e valores do MERCOSUL.  

No entanto, a Parlamentar Lilia Puig (Argentina) discordou do 2º artigo do projeto, argumentando que os Congressos e Governos dos países do bloco já possuem suas próprias posições e solicitou a remoção do referido artigo. Por sua vez, a Parlamentar Laura Sesma (Argentina) manifestou seu voto contrário, afirmando que “envolve a política interna de cada país, e devemos respeitar as decisões de cada Estado. Falar de neutralidade é uma posição de política externa de cada país.” Ela também destacou que o Protocolo Constitutivo do MERCOSUL já faz referência à defesa dos Direitos Humanos e da Paz.  

Após o debate, o projeto foi submetido à votação e aprovado pela maioria dos Parlamentares presentes. Vale ressaltar que a Declaração é de autoria dos Parlamentares argentinos Franco Metaza, Cecilia Nicolini, Gustavo Arrieta, Marina Femenía e Mariano Fernández.