Agência PARLASUL (08/11/2024). De 6 a 8 de novembro, a Presidenta do Parlamento do MERCOSUL, Fabiana Martín, participou de diversas atividades do P20 em Brasília, um encontro dos Parlamentos membros do G20 com o objetivo de tratar temas essenciais para um desenvolvimento sustentável e justo. Nesta 10ª edição, sob o lema "Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável", Martín ressaltou o compromisso do MERCOSUL com temas como representação equitativa, democracia e cooperação internacional.
Durante a segunda sessão de trabalho, na quarta-feira (06), chamada “Mulheres no Poder: Aumentando a representatividade feminina nos espaços de decisão”, as Parlamentares defenderam a implementação de leis de paridade de gênero para impulsionar o empoderamento político feminino.
A Presidenta Martín falou sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no âmbito político, mencionando que “um dos principais obstáculos para as mulheres é a igualdade de oportunidades para acessar a política, e a primeira barreira que enfrentam para entrar nas listas eleitorais é a econômica”. Ela concluiu seu discurso incentivando “a nos apoiarmos, independentemente das diferenças ideológicas. Somos maravilhosamente diferentes e devemos respeitar essas diferenças. É por meio do consenso e do diálogo que crescemos.”
Na quinta-feira (07), na abertura da 10ª Cúpula de Presidentes de Parlamentos do G20 (P20), Fabiana Martín foi recebida pelo Presidente do Senado Federal do Brasil, Rodrigo Pacheco, e pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, onde, junto a outras autoridades parlamentares, participou da foto oficial da sessão inaugural. Durante a primeira sessão de trabalho do P20, chamada “A Contribuição dos Parlamentos na Luta contra a Fome, a Pobreza e a Desigualdade,” a Presidenta Martín enfatizou a urgência de enfrentar a insegurança alimentar global.
Em sua intervenção, alertou que, segundo dados da FAO, 670 milhões de pessoas continuarão enfrentando uma crise alimentar na próxima década, caso não sejam implementadas medidas efetivas. “Há algo que estamos fazendo de errado”, ressaltou Martín, ao afirmar que os esforços atuais não estão trazendo os resultados esperados. Ela também chamou a atenção para a necessidade de repensar as políticas de redistribuição de renda e promover um sistema de produção alimentar mais justo, destacando que a fome e a insegurança não são apenas fruto de fatores externos, mas também de decisões políticas inadequadas. Em sintonia, o Presidente do Senado brasileiro, Rodrigo Pacheco, afirmou que “a cooperação entre as nações é essencial para superar desafios globais e promover a justiça social e econômica.”
Reuniões Bilaterais com Europa, Rússia e Emirados Árabes
Durante as reuniões do P20, Fabiana Martín (Argentina) e o Parlamentar Humberto Costa (Brasil) mantiveram um encontro bilateral com a Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Christel Schaldemose, onde discutiram temas como o papel de uma Assembleia Parlamentar das Nações Unidas, a necessidade de elevar o nível das relações institucionais e a importância do diálogo multilateral na busca por soluções globais.
Ainda no mesmo contexto, a Presidenta reuniu-se com representantes do Conselho Nacional Federal dos Emirados Árabes Unidos, com o propósito de discutir os avanços nas negociações de um acordo comercial entre o MERCOSUL e os Emirados Árabes, após a recente III Rodada de negociação realizada em Montevidéu. A delegação também solicitou apoio do PARLASUL para acelerar o processo de negociação em colaboração com seus respectivos governos.
Por fim, Martín reuniu-se com a Parlamentar da Rússia, Tatiana Sakharova, para conversar sobre segurança alimentar, a participação feminina na política, e relações comerciais e econômicas. Elas concordaram em revitalizar os acordos entre o Parlamento do MERCOSUL e a Assembleia da Federação Russa.