Fórum Internacional Mulheres na Democracia: representação e violência política

CICLO DE DEBATES ELEITORAIS 2024

Fórum Internacional Mulheres na Democracia: representação e violência política

Local: Sala N° 17 "Paulina Luisi" do Edifício José Artigas (Anexo ao Palácio Legislativo) s/n – Montevidéu, Uruguai
Data: 25 de novembro de 2024 (segunda-feira)
Horário de início: 15:00 (Montevidéu)
Horário de finalização: 18:00 (Montevidéu)

Contexto: Este fórum tem como objetivo abordar os desafios enfrentados pelas mulheres na política nos países do MERCOSUL, com foco na violência política e outras formas de discriminação que limitam sua participação plena. Junto a autoridades eleitorais, parlamentares, representantes de organizações internacionais e da sociedade civil, serão analisados os desafios e discutidas estratégias para promover a equidade na política, enfrentando os obstáculos que dificultam a representação feminina nos processos eleitorais.

Objetivos do Fórum: Nesta mesa, buscar-se-á fomentar um espaço de discussão sobre os principais desafios e estratégias para abordar a violência política contra as mulheres na região, no marco de sua participação política. Contará com a participação de destacadas painelistas representantes da ONU Mulheres para as Américas e o Caribe, da Fundação Friedrich Ebert (FES) e do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do MERCOSUL (IPPDH), que compartilharão conhecimentos, experiências e propostas de suas respectivas organizações.

Buscar-se-á promover o intercâmbio de perspectivas sobre a criação de marcos normativos que protejam as mulheres no âmbito político, bem como sobre as iniciativas destinadas a prevenir e combater a violência política de gênero. Além disso, serão analisadas estratégias para garantir ambientes eleitorais seguros, equitativos e inclusivos, que favoreçam uma maior representação política das mulheres.

Assim também, procurar-se-á refletir sobre o impacto das ações e programas implementados nos países do MERCOSUL, identificando tanto avanços como desafios pendentes. Este intercâmbio permitirá destacar boas práticas e oportunidades para o fortalecimento da igualdade de gênero na política, contribuindo para a consolidação de uma democracia mais inclusiva e representativa na região.

Presenças Confirmadas:

  • Parlamentar Lilian Samaniego (Parlamento do MERCOSUL), Paraguai
  • Maria Eugenia Brunini, Coordenadora Nacional Alterna do Foro de Consulta e Coordinação Política (FCCP), Uruguai
  • Patricia Gainza, Diretora de Investigação do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do MERCOSUL (IPPDH)
  • Patricia González Viñoly, Diretora de Projetos da Fundação Friedrich Ebert (FES)
  • Dollores Gandulfo, Diretora da Conferência Permanente de Partidos Políticos da America Latina e o Caribe (COPPPAL) e Diretora da Diplomatura Superior em Sistemas Eleitorais Comparados da Universidade Nacional de Tres de Febrero (UNTREF)

Observações: Será entregue certificado de participação e o evento será transmitido ao vivo.

Organização: Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL (ODPM)
Colaboração: Foro de Concertação e Coordenação Política do MERCOSUL (FCCP)

Formulario de Inscrição