Parlamento do MERCOSUL presente nas eleições nacionais uruguaias 2024

Agência PARLASUL (29/10/2024). Neste domingo (27), uma delegação do Parlamento do MERCOSUL esteve presente na República Oriental do Uruguai, a convite da Corte Eleitoral do país, acompanhando o processo eleitoral.

Através do Observatório da Democracia do PARLASUL (ODPM), que participou como convidado, os Parlamentares Lilián Samaniego e Dionisio Amarilla (Paraguai) visitaram vários locais de votação em Montevidéu e Canelones. Vale destacar que também foram acompanhados por um grupo de professores e pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito Internacional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Nos dias anteriores à eleição, a equipe se reuniu com jornalistas e analistas políticos para entender o contexto político-eleitoral. Nesta reunião, receberam informações sobre os programas das diversas forças políticas, bem como se aprofundaram na política uruguaia em seus múltiplos aspectos culturais e sociais.

No domingo, os centros de votação abriram às 8 da manhã em todo o país, e a Missão de Acompanhamento do ODPM iniciou seu percurso pelos bairros de Punta Carretas, Parque Rodó e Punta de Rieles, no Departamento de Montevidéu. Lá, visitaram seis centros de votação, que somam 37 seções eleitorais e aproximadamente 15.000 eleitores no total.

A equipe continuou seus trabalhos no Departamento de Canelones, onde visitou as seções de Colonia Nicolich. Nos quatro circuitos instalados ali, constatou-se um grande movimento de eleitores, e a Missão destacou a organização de todas as partes envolvidas. Em seguida, retornaram ao Departamento de Montevidéu, visitando o centro de votação da Prefeitura de Montevidéu, que reúne 10 seções e recebeu mais de 4.000 eleitores.

À tarde, a equipe seguiu seu percurso por Montevidéu, visitando mais três centros de votação nos bairros de Malvín Norte, Centro e Pocitos. A Missão se estabeleceu na Escola Nº17, localizada no bairro Pocitos, onde observaram o início da contagem de votos. Lá, destacaram o bom treinamento dos membros das mesas, com a presença de fiscais de diferentes partidos políticos.

Diferente de uma Missão de Observação Eleitoral (MOE), o PARLASUL não emitirá um relatório com recomendações sobre este processo eleitoral. No entanto, os membros credenciados farão um acompanhamento e apresentarão um relatório com considerações gerais ao ODPM, que servirá como material de pesquisa para futuras análises sobre os sistemas e processos eleitorais dos países do MERCOSUL, contribuindo assim para os trabalhos do Observatório.

Com 99,92% dos votos apurados, a Frente Ampla foi o partido mais votado em 12 dos 19 Departamentos do país, o Partido Nacional venceu em 6 Departamentos, e o Partido Colorado venceu no departamento de Rivera.

Os resultados indicam que haverá um segundo turno no próximo domingo, 24 de novembro, entre os candidatos da Frente Ampla, Yamandú Orsi, e do Partido Nacional, Álvaro Delgado.