Agência PARLASUL (25/10/2024). Na última quarta-feira, 23 de outubro, no âmbito da COP16, sobre o Convênio de Diversidade Biológica (CDB), realizou-se o Fórum "Parlamentares pelas Transições Econômicas para o Cuidado, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade". Esse evento reuniu parlamentares de diversas delegações internacionais, contando com a participação da Parlamentar Cecilia Nicolini (Argentina) pelo Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL).
Durante o Fórum, líderes regionais e internacionais debateram temas fundamentais para a conservação ambiental, incluindo mudanças climáticas, financiamento para a biodiversidade, acesso e uso de recursos genéticos e o monitoramento dos objetivos do Marco Global de Biodiversidade. Os participantes, moderados pela Mesa Diretiva composta por líderes do Congresso colombiano e representantes dos seis continentes, destacaram a necessidade de fomentar uma maior cooperação entre os países e promover políticas inclusivas e sustentáveis.
Parlamentares do Brasil, Reino Unido, Argentina, Equador, Peru, Sri Lanka, Venezuela, Bolívia, Quênia e Colômbia uniram-se à Declaração de Cali na COP16, uma iniciativa que busca fortalecer seu papel na criação de políticas efetivas para a conservação da biodiversidade global.
Vale destacar que a Parlamentar Nicolini fez um apelo especial à região da América Latina e Caribe, uma das áreas mais megadiversas do mundo, para se unirem na proteção da biodiversidade.
O evento foi encerrado com a assinatura da Declaração pelas delegações e um ato de entrega oficial ao Chanceler da Colômbia. Essa Declaração será discutida e apresentada nas sessões formais da COP16, reafirmando o compromisso dos parlamentares de trabalharem juntos para enfrentar os desafios de conservação na região.
A Declaração busca reafirmar o compromisso dos parlamentares com a implementação efetiva do Marco Global de Biodiversidade Kunming-Montreal, convidando os governos a fortalecerem seus marcos legislativos, aumentarem o financiamento para a conservação, garantirem o monitoramento contínuo das políticas ambientais, entre outros.
Ao final do evento, o Chanceler da Colômbia, Luis Gilberto Murillo, destacou que “foi produzida uma declaração que envolve os temas que a Colômbia tem defendido na agenda de proteção à biodiversidade. Comprometeram-se a aderir à declaração de Paz com a Natureza, que está sendo promovida pelo governo colombiano, o que é um avanço muito importante.”
Com a realização desse evento, o PARLASUL e os parlamentares da região reafirmam seu compromisso de trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios ambientais e avançar em uma agenda de desenvolvimento sustentável que promova a equidade e o bem-estar.
Com informações da COP16