Parlamentares Juvenis uruguaios dialogam com autoridades do MERCOSUL e PARLASUL

Agência PARLASUL (18/10/2024). No marco das boas vindas da geração 2024 e da despedida da geração 2023 de Parlamentares Juvenis do MERCOSUL (PJM), jovens parlamentares e docentes uruguaios participaram de um encontro, na sede do MERCOSUL em Montevidéu, com a Presidenta do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) Fabiana Martín e funcionários, para conhecer o funcionamento dos principais órgãos do bloco regional.

Este encontro faz parte da iniciativa do PJM de reunir jovens de toda a região para debater e propor soluções para desafios comuns, promovendo a participação juvenil e o intercâmbio cultural entre os países membros.

Durante a reunião, os parlamentares juvenis conversaram com a Presidenta Fabiana Martín para abordar a importância da integração regional e o papel da juventude na construção de um futuro mais inclusivo e participativo. A Presidenta destacou o funcionamento do PARLASUL e a importância da diplomacia parlamentar, enquanto os jovens manifestaram suas expectativas de melhorar a inclusão nos centros educacionais e assegurar uma participação juvenil efetiva na sociedade.

O evento contou com a presença de 45 delegados, incluindo a delegação uruguaia do PJM 2023, a nova delegação do PJM 2024, o Diretor de Relações Internacionais e Cooperação (DRIC) da Administração Nacional de Educação Pública (ANEP-Uruguai), Héctor Goñi; a representante da Unidade de Comunicação e Informação do MERCOSUL, Sabrina Pizzinato; o Secretário de Comunicação e Relações Institucionais do PARLASUL, Rafael Reis; e o Secretário Administrativo do PARLASUL, Federico Ricagni.

A jornada terminou com uma visita guiada às instalações do Edifício MERCOSUL, onde os estudantes puderam conhecer de perto o trabalho da instituição na promoção da cooperação e do desenvolvimento regional.

O Parlamento Juvenil do MERCOSUL é uma plataforma única para que jovens entre 14 e 18 anos que cursam o Ensino Médio apresentem propostas e participem ativamente na construção de uma cidadania mais comprometida e consciente dos desafios regionais.