Agência PARLASUL (18/10/2024). No âmbito do Dia Internacional da Alimentação, celebrado no último dia 16 de outubro, a sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em Roma foi palco de uma semana intensa de atividades. Nesse contexto, o Parlamentar Matías Sotomayor, Coordenador da Frente Parlamentar contra a Fome do PARLASUL (FPCH), participou das reuniões do Fórum Mundial da Juventude e do Fórum Mundial da Alimentação (WFF), ao lado de jovens líderes, inovadores e agentes de mudança de todo o mundo, na sede da FAO.
Na terça-feira, 15 de outubro, durante os eventos do Fórum Mundial da Juventude, o Parlamentar Sotomayor (Argentina) interveio como orador no sessão de trabalho da Assembleia Regional da América Latina e do Caribe, onde ofereceu uma avaliação crítica do Plano de Ação Global da Juventude e uma exposição sobre o trabalho das Frentes Parlamentares em nível regional. Em sua intervenção, destacou a importância da juventude na construção de um futuro agroalimentar mais sustentável e inclusivo.
Nessa Assembleia, Sotomayor expressou que o objetivo principal é colaborar na criação de políticas públicas centradas no direito à alimentação e na segurança alimentar, junto com jovens de todo o mundo. “Uma questão importante que levamos como pauta para o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) é incorporar as ideias que os jovens vêm impulsionando na América Latina e no Caribe, principalmente na América do Sul e nos países membros do MERCOSUL. Queremos integrar essas ideias à nossa Frente Parlamentar contra a Fome do MERCOSUL e torná-las parte do nosso plano de trabalho 2025-2026”, destacou o parlamentar.
Na quarta-feira, 16 de outubro, durante sua participação na Mesa Redonda de Jovens Parlamentares, também em torno do Plano de Ação Global, Sotomayor apresentou um projeto do PARLASUL, de sua autoria, cujo objetivo é a criação de uma rede de líderes globais para o desenvolvimento sustentável, focado nos temas debatidos no Fórum. Durante as sessões, foram discutidas quatro áreas temáticas: Assembleia Juvenil, Laboratório de Inovação Juvenil, Educação Juvenil e Cultura Juvenil, assim como a Ação Juvenil Local.
Por fim, Sotomayor destacou os frutíferos diálogos mantidos com autoridades de diversas regiões, especialmente com parlamentares da África e da França, com os quais trocou perspectivas legislativas sobre a produção de alimentos e a segurança alimentar. Ele também se reuniu com o Papa Francisco, a quem informou sobre o trabalho da Frente Parlamentar contra a Fome nos países do MERCOSUL. Finalmente, saudou o Diretor-Geral da FAO, Qu Dongyu, a quem estendeu um convite para conhecer de perto a experiência do MERCOSUL.