Agência PARLASUL (19/09/2024). Nos dias 21 e 23 de setembro de 2024, o Congresso Nacional do Paraguai, em Assunção, sediará diversas atividades do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), reunindo mais de 80 parlamentares da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Na próxima segunda-feira, 23 de setembro, às 9h, o Parlamento do MERCOSUL realizará sua XCVI Sessão Ordinária na Sala Bicameral da Honrada Câmara de Senadores. Esta sessão faz parte da decisão de levar o PARLASUL aos outros Estados Partes do MERCOSUL, aproximando-o dos povos que o compõem.
Entre os principais assuntos da pauta estão diversos projetos aprovados pela Comissão de Assuntos Econômicos que serão debatidos em Plenário. Dentre eles, dois projetos visam proteger a produção de azeite de oliva da região. O primeiro recomenda ao Conselho do Mercado Comum (CMC) a exclusão do azeite de oliva das negociações com a União Europeia; e o segundo sustenta a importância de manter as tarifas sobre a entrada de azeitonas e azeites de oliva.
Além disso, há outros projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável. Um deles recomenda promover um acordo que incentive o desenvolvimento alternativo integral e sustentável; outro propõe a abertura do fundo fiduciário de harmonia com a natureza do fórum político de alto nível sobre desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.
Fóruns sobre Trabalho Infantil, Igualdade de Gênero e Governança Digital
Antes da sessão, no sábado, 21 de setembro, a partir das 08h00 (horário de Assunção), o Parlamento do MERCOSUL realizará o Fórum de Mulheres Parlamentares do MERCOSUL, um evento promovido pela Presidente do PARLASUL, Fabiana Martín (Argentina), e pela Parlamentar Lilian Samaniego (Paraguai). Para mais informações, acesse o link.
Além disso, ao final da Sessão Plenária de segunda-feira, será realizado o Fórum Regional contra o Trabalho Infantil no MERCOSUL, organizado pela Comissão de Trabalho, Políticas de Emprego, Seguridade Social e Economia Social do PARLASUL. O fórum reunirá diversos atores para analisar e debater estratégias para erradicar o trabalho infantil na região. Para mais informações, acesse o link.
Ainda na segunda-feira, após o Fórum sobre Trabalho Infantil, haverá a Apresentação das “Diretrizes para a governança das plataformas digitais”. O evento tem como objetivo principal promover a compreensão e adoção dessas diretrizes na região, além de fortalecer a colaboração estratégica entre a UNESCO e o PARLASUL para enfrentar os desafios relacionados à governança digital. Para mais informações, acesse o link.
Transmissão ao vivo
A sessão do Parlamento do MERCOSUL será transmitida ao vivo simultaneamente no Facebook e no YouTube do Parlamento do MERCOSUL.