Agência PARLASUL (03/09/2024). Na última Sessão Plenária, realizada em Foz do Iguaçu, o Parlamento do MERCOSUL aprovou uma declaração manifestando o seu apoio à posse de Bernardo Arévalo como Presidente da Guatemala, destacando que a eleição ocorreu de forma democrática, com respaldo do Tribunal Supremo Eleitoral e do Tribunal Constitucional da República da Guatemala.
A Declaração menciona que a posse de Bernardo Arévalo ocorreu após superação de desafios relacionados a tentativas de deslegitimar o Movimento Semilla, partido político que sustentou sua candidatura. Também foram destacadas ações que visavam impedir a posse de Samuel Pérez como Presidente do Congresso, o que poderia ter interferido na posse do Presidente eleito.
No comunicado, o Parlamento do MERCOSUL reforça seu apoio à luta contra a corrupção na Guatemala, indicando que considera essa questão um desafio à governança e ao desenvolvimento do país. Além disso, o Parlamento avalia como positiva a presidência do Congresso da República da Guatemala por Samuel Pérez, representante do Movimento Semilla, e entende que essa liderança reflete a escolha da maioria do povo guatemalteco.
A Declaração foi apresentada pelos Parlamentares Lilia Puig, Laura Sesma, Federico Andahazi, Mario Nallar, Rodolfo Eiben, Fabiana Martin, Alvaro de Lamadrid e Lucas Incicco, membros da Delegação argentina.