Agência PARLASUL (29/08/2024). Na XCV Sessão Plenária do PARLASUL, em Foz do Iguaçu, o Parlamentar Matías Sotomayor (Argentina), Presidente da Frente Parlamentar contra a Fome do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), apresentou o novo plano de trabalho da delegação externa, focado na promoção da segurança alimentar e na erradicação da fome na América Latina e no Caribe.
Este plano faz parte dos esforços contínuos do PARLASUL, em colaboração com as Frentes Parlamentares contra a Fome da América Latina e do Caribe (FPH-ALC), para apoiar o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS 2) da Agenda 2030, que visa eliminar a fome e promover uma agricultura sustentável.
De acordo com Sotomayor, "temos trabalhado intensamente na implementação deste plano em 2024. A ideia fundamental é poder fazer com que os Estados membros trabalhem ativamente, contribuindo com iniciativas legislativas sobre o direito à alimentação e à segurança alimentar no contexto das mudanças climáticas e com uma abordagem de gênero." Ele anunciou também que, “em outubro, no Dia Mundial do Direito à Alimentação, teremos uma atividade para marcar este compromisso.”
Desde que se juntou à FPH-ALC em 2018, o PARLASUL tem se dedicado a desenvolver políticas inclusivas que assegurem o direito à alimentação adequada. A cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) reforçou ainda mais os esforços da Frente Parlamentar contra a Fome, com novas ações previstas para 2024. O plano de trabalho cobre várias áreas temáticas, como agricultura familiar, impacto das mudanças climáticas na segurança alimentar e promoção da sustentabilidade e equidade de gênero no desenvolvimento rural.
Nesse sentido, Sotomayor destacou a importância de ações coordenadas e estratégicas afirmando que "fundamentalmente, não pode haver qualquer abordagem pontual ao Direito à Alimentação, por isso geramos alianças estratégicas. É importante lembrar que o PARLASUL tem um forte compromisso e uma aliança com a FAO, com a Cooperação Espanhola e com a Cooperação Mexicana para poder enfrentar o problema em cada um dos pontos da região e poder fazê-lo de forma eficaz ”, concluiu Sotomayor.
Entre as principais iniciativas previstas, está a reativação da Frente Parlamentar contra a Fome do PARLASUL, com novos integrantes; a coordenação com o Grupo de Trabalho sobre o Plano de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Plano SAN-CELAC); além de sua participação em diálogos ibero-americanos para fortalecer alianças parlamentares e acadêmicas em torno do ODS 2.
Com este plano de trabalho, o Parlamento do MERCOSUL busca reafirmar seu compromisso em enfrentar o desafio da fome de maneira abrangente e sustentável, promovendo o acesso universal a uma alimentação adequada e segura para todas as comunidades da América Latina e do Caribe.