Agência PARLASUL (09/08/2024). Na quinta-feira, 08 de agosto de 2024, foi informada a detenção em Caracas do Ex-parlamentar venezuelano do MERCOSUL, Williams Daniel Dávila Barrios, que exerceu como Presidente da Comissão de Assuntos Internacionais do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL). Segundo informações de pessoas próximas a Dávila, ele foi preso em Los Palos Grandes por forças da Guarda Nacional e do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (SEBIN).
A Presidência do PARLASUL, em vista da gravidade da situação, enviou uma nota urgente ao Governo da Venezuela, por meio do Embaixador junto à ALADI e MERCOSUL em Montevidéu, exigindo conhecer imediatamente a situação e o paradeiro do Ex-parlamentar.
Cabe destacar que Williams Dávila é beneficiário de uma Medida Cautelar vigente imposta ao Governo da Venezuela em 2017 pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), registrada sob o Número 533-17, Resolução 35/2017.
Em declarações a respeito, a Presidenta do PARLASUL, Fabiana Martín, afirmou que “a prisão do Ex-parlamentar Williams Dávila, em violação às medidas cautelares internacionais que protegem seus direitos, é um fato alarmante que vai contra os princípios democráticos e o Estado de direito na Venezuela. Instamos as autoridades venezuelanas a respeitarem essas medidas e garantirem a segurança e o bem-estar de todos os seus cidadãos.”
Desde a Presidência do Parlamento do MERCOSUL, com base nos princípios democráticos e de paz que o regem, se insta o cessar imediato desse tipo de ações repressivas contra a sociedade venezuelana e a oposição política. Em defesa do Estado de direito, a Parlamentar Fabiana Martín faz um chamado urgente para que sejam restabelecidas as garantias fundamentais e respeitada a integridade de todos os cidadãos na República Bolivariana da Venezuela.