Observatório da Democracia do PARLASUL avalia a situação política e eleitoral da Venezuela

Agência PARLASUL (01/08/2024). Nesta quinta-feira, 1º de agosto, os integrantes do Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) se reuniram para avaliar a situação política e eleitoral na República Bolivariana da Venezuela.

Os Parlamentares realizaram uma análise exaustiva e um debate sobre os acontecimentos recentes no país, destacando a necessidade de unir esforços entre os parlamentos regionais da América Latina e do Caribe, bem como com outros organismos internacionais, com o objetivo de promover a paz na Venezuela, o cessar da violência e garantir a transparência e o cumprimento da legislação eleitoral. Concluíram sobre a importância da possibilidade de que o PARLASUL intervenha no processo de reinstalação da paz na Venezuela por meio da diplomacia parlamentar.

O Observatório da Democracia do PARLASUL foi estabelecido com o objetivo de contribuir para o fortalecimento dos princípios estabelecidos no Protocolo de Ushuaia sobre o Compromisso Democrático no âmbito do MERCOSUL, bem como no Estado Plurinacional da Bolívia e na República do Chile.

Suas funções incluem o acompanhamento dos processos eleitorais nos Estados Partes e naqueles que o solicitarem; a realização de atividades e a elaboração de relatórios a pedido da Mesa Diretora do PARLASUL; e a promoção do intercâmbio de experiências e da cooperação em matéria eleitoral entre os Estados.

Participaram da reunião a Presidenta do PARLASUL, Fabiana Martín, e os Parlamentares Raúl Bittel, Gabriel Fuks, Rodolfo Eiben, Ana Corradi, Alejandra Más, Jose Caceres (Argentina); Nelsinho Trad (Brasil); Derlis Maidana, Rodrigo Gamarra (Paraguai); Nicolás Viera, Mario Colman, Daniel Peña, Conrado Rodríguez (Uruguai); e Adolfo Mendoza (Bolívia).

Foto: EBC