Agência PARLASUL (19/07/2024). O Parlamentar Gustavo Arrieta (Argentina), Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Financeiros, Comerciais, Fiscais e Monetários, na última XCIV Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), apresentou um projeto focado na transferência de tecnologia no setor de transporte de cargas dentro do bloco regional.
O Parlamentar Arrieta informou sobre um recente acordo assinado entre a Federação Argentina de Entidades Empresariais do Transporte de Cargas (FADEEAC) e a Confederação Nacional de Caminhoneiros e Transportadores Autônomos de Bens e Cargas do Brasil (CONFTAC). Além disso, mencionou que em breve será formalizado um convênio similar com a Associação de Transportadores do Uruguai. “Esses acordos estão voltados para o desenvolvimento e utilização de simuladores, ferramentas cruciais para a capacitação de motoristas”, explicou Arrieta.
Segundo o Parlamentar, os simuladores permitem a realização de práticas em cenários diversos relacionados ao transporte de carga, o que é essencial para a capacitação de motoristas. “Esses dispositivos foram desenvolvidos no âmbito de um convênio entre a Universidade do Centro da Província de Buenos Aires (UNICEN) e a FADEEAC, e graças a essa colaboração, os motoristas podem recriar as condições dos diferentes trajetos e situações logísticas do MERCOSUL”, destacou o Parlamentar.
Este acordo também promove a assistência técnica e o intercâmbio de conhecimentos, com o objetivo de impulsionar a profissionalização do setor de transporte rodoviário de cargas. “Acreditamos na integração da Pátria Grande e na necessidade de articular políticas públicas. Entendemos que isso é um exemplo para que as diversas associações que fazem parte da vida produtiva do MERCOSUL avancem na transferência de tecnologia, o que resultará em uma melhor e maior qualidade de trabalho, melhor logística e melhor conectividade entre todos os países membros do MERCOSUL”, afirmou Arrieta.
Vale destacar que o apoio da FADEEAC se baseia em seu reconhecimento como entidade representativa do transporte de cargas, tanto pelo Estado quanto por organismos privados e sindicais. Esta organização agrupa 43 câmaras empresariais de transporte de cargas e é fundadora da Fundação para a Formação Profissional no Transporte (FPT), que desenvolve simuladores e oferece capacitação técnica, operacional e de segurança.
Neste contexto, destaca-se a importância da parceria estratégica entre Argentina e Brasil, que inclui a formação e capacitação de recursos humanos, o desenvolvimento de conteúdos técnicos e a pesquisa para mitigar o impacto ambiental da atividade. Essas ações buscam melhorar a eficiência e a segurança no transporte de cargas, beneficiando todos os países membros do bloco.