Agência PARLASUL (01/07/2024). Nesta segunda-feira (01), a Comissão de Assuntos Econômicos, Financeiros, Comerciais, Fiscais e Monetários do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) se reuniu, de forma virtual, presidida pelo Parlamentar argentino Gustavo Arrieta e vice-presidida por Sérgio Petecão (Brasil).
Durante esta reunião, além do Presidente e Vice-presidente, participaram os Parlamentares Iván Dubois (Argentina), César Cerini (Paraguai) e Ubaldo Aíta (Uruguai), que aprovaram por unanimidade vários assuntos, entre eles, a Proposta de Declaração que busca uma carta de apoio à iniciativa economia social, dirigida aos Presidentes da Aliança dos Países da América Latina e do Caribe contra a inflação.
Na reunião, também foi aprovada uma Proposta de Declaração que solicita ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que considere a revisão dos limites de acesso e da política de sobretaxas, onde todos os Parlamentares presentes concordaram com o projeto.
Por outro lado, os Parlamentares aprovaram a Recomendação ao Conselho do Mercado Comum do MERCOSUL (CMC) para que arbitre os meios para preservar as posições tarifárias de ingresso de azeitonas e de azeite de oliva, excluindo para ambos qualquer possível redução das tarifas de ingresso; e também aprovaram uma Recomendação para a abertura de um fundo fiduciário de harmonia com a natureza do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Da mesma forma, a Comissão discutiu a possibilidade de criar uma Subcomissão de “Assuntos Monetários”, que trabalharia em uma Declaração para a criação de uma moeda comum entre Argentina e Brasil que se chamaria “Sur”.
Por último, foi realizada a leitura dos últimos projetos ingressados na Comissão, os quais serão tratados na próxima reunião programada para segunda-feira, 08 de julho.