PARLASUL participa do IV Encontro Integração da Integração em Cochabamba

Agência PARLASUL (28/06/2024). Neste 28 de junho, foi realizado o IV Encontro Integração da Integração na cidade de Cochabamba, Bolívia, organizado pelo Parlamento Andino, onde se reuniram representantes dos parlamentos regionais da América Latina e do Caribe para dialogar e trocar experiências bem-sucedidas em nossos blocos regionais.

Nesta quarta edição, a abertura esteve a cargo do Vice-Presidente pela Bolívia no PARLASUL e ex-presidente do Parlamento Andino, Adolfo Mendoza; do Presidente do Parlamento Latino-Americano e Caribenho (Parlatino), Rolando González Patricio; do Presidente do Componente Latino-Americano de EuroLat, Amado Cerrud Acevedo; da Presidenta do Parlamento Andino (Parlandino), Cristina Reyes; e da Presidenta do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUR), Fabiana Martín.

Por sua vez, a Presidenta do PARLASUL, Fabiana Martín, na abertura destacou a importância da cooperação entre os parlamentos para abordar os desafios comuns da região: "não tenho dúvidas de que deste diálogo vão surgir ações conjuntas e específicas que somaremos ao trabalho que realizam as comissões dos nossos parlamentos". Cabe destacar que este espaço tem servido como um cenário-chave para promover a diplomacia parlamentar e fortalecer o posicionamento da América Latina em fóruns internacionais.

Da mesma forma, o Parlamentar Adolfo Mendoza expressou que "as ações desenvolvidas pela nossa representação, a representação supranacional, pela primeira vez, na história da América do Sul, serem os principais promotores de um processo de adesão desde a diplomacia legislativa acompanhados por outras chancelarias, mas reivindicando o valor nesse tipo de processo da diplomacia parlamentar".

Em seguida, a Delegação do PARLASUL, composta pelos Parlamentares argentinos Mariano Fernández e Gabriel Fuks, bem como pelo Parlamentar paraguaio Rodrigo Gamarra, participou junto a outros líderes parlamentares na discussão de mesas de trabalho sobre migração, mudança climática e a recuperação econômica.

Por um lado, Mariano Fernández assistiu à mesa onde foram debatidos o tema da territorialização da integração. O parlamentar argentino se referiu à homologação de títulos na educação superior no MERCOSUL, aos progressos realizados e aos desafios pendentes. Além disso, compartilhou a experiência da ZICOSUR-Zona de Integração do Centro Oeste Sul-Americano, integrada por 71 estados subnacionais de sete países da região, e do espaço da Zicosur universidade, criado em 2008, integrado por 40 universidades públicas dos países.

Por último, o Parlamentar Gabriel Fuks, que dialogou na mesa sobre o fortalecimento da integração e democracia: do andino ao latino-americano, caribenho e amazônico. Nesta mesa foram abordadas diferentes questões vigentes nos processos de integração na região. Fuks, que é o Chefe da delegação argentina, aportou sua visão sobre a vinculação dos parlamentos regionais com os órgãos de decisão dos organismos de integração e com as instituições envolvidas em cada Estado Parte. Também foram abordados temas estratégicos como a infraestrutura física e a defesa dos recursos naturais da região.

Na mesa sobre Segurança Regional e Migrações, participaram a Presidenta Fabiana Martín e o Parlamentar Rodrigo Gamarra. Sobre isso, Gamarra indicou que "foram identificados problemas comuns na região como a luta contra o narcotráfico, o crime transnacional, a problemática da imigração, que têm os diferentes países como consequência das falhas que os cidadãos encontram em seus países, em suas cidades (...) será acordada uma mesa comum onde participem periodicamente os presidentes de cada Parlamento de maneira que possamos ter uma agenda comum internamente, e assim desenvolver os temas que a todos nos competem e nos quais queremos melhorar dentro da região”.

Desde sua primeira edição, essas cúpulas abordaram temas cruciais como a resposta à pandemia de COVID-19, a equidade de gênero, a recuperação econômica pós-crise sanitária e o fortalecimento da diplomacia parlamentar. Nesta quarta edição em Cochabamba, continuou-se essa tradição, destacando a necessidade de uma estratégia conjunta para posicionar a região no âmbito internacional e trabalhar pelo desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe.

EuroLat

Por outro lado, na quinta-feira (27), no marco da Cúpula na cidade de Cochabamba, reuniu-se a Mesa Diretora ampliada do Componente Latino-Americano da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EuroLat), onde foi discutida a planificação para a próxima Plenária, em novembro de 2024. Portanto, foi definida uma agenda comum dos Parlamentos de integração e os temas prioritários que serão debatidos nas comissões parlamentares permanentes de trabalho.

Entre os presentes, participaram os Parlamentares Amado Cerrud, Co-presidente do Componente Latino-Americano da EuroLat; Adolfo Mendoza, Vice-Presidente pelo Bolívia no PARLASUL e Parlandino; Rolando González Patricio, Presidente do Parlatino; e Fabiana Martín, Presidenta do PARLASUL; Ricardo Velázquez e Leandro Ávila (Parlatino); Nedis Licona (Parlacen); e os parlamentares convidados Gabriel Fuks e Mariano Fernández (PARLASUR).