PARLASUL aprova projeto para promover a coprodução cinematográfica e audiovisual no MERCOSUL

Agência PARLASUL (12/06/2024). Na XCIII Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL, presidida pela Parlamentar Fabiana Martín (Argentina), foi aprovada a Proposta de Recomendação de apoio ao “Acordo de Coprodução Cinematográfica e Audiovisual do MERCOSUL”, apresentada pelo Parlamentar Humberto Costa (Brasil).

O acordo, elaborado pela Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do MERCOSUL (RECAM), busca fortalecer a indústria cinematográfica e audiovisual da região, promovendo a criação de obras que reflitam a identidade e a diversidade cultural dos países membros do bloco regional. Destaca a importância da cultura na integração regional e no desenvolvimento económico, promovendo a cooperação e o intercâmbio cultural.

As produções realizadas no âmbito deste acordo receberão reconhecimento de nacionalidade dos países coprodutores, permitindo acesso a benefícios e apoio governamental. Além disso, estabelece colaboração equitativa nas coproduções, respeitando a identidade cultural de cada país e facilitando a divulgação internacional das obras.

O Parlamentar Humberto Costa, autor da Proposta, destaca que se trata de uma “possibilidade de uma ação mais integrada no campo da produção audiovisual entre os países do Mercosul que é muito importante para fortalecer os laços da nossa integração e as nossas identidades culturais”.

Através da Proposta aprovada, o Parlamento recomenda que o Conselho do Mercado Comum inicie a implementação do acordo e apoie os Institutos Nacionais na sua aplicação. Este acordo é um passo importante para promover a indústria audiovisual no MERCOSUL e fortalecer a integração cultural e econômica da região.