Agência PARLASUL (11/06/2024). Na recente XCIII Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL, reuniu-se a Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Habitação, Saúde e Meio Ambiente, onde foi eleita a parlamentar Noelia Cabrera (Paraguai) como vice-presidenta da referida comissão.
Ao ser consultada sobre as ações de combate à dengue, a vice-presidenta informou que a Comissão aprovou e enviará ao plenário uma proposta de declaração que facilite o estudo de viabilidade da Técnica do Inseto Estéril no território regional contra a dengue. Este projeto foi apresentado pela parlamentar Ana Maria Corradi (Argentina).
Segundo a vice-presidenta Cabrera, a Comissão buscará incluir e ampliar este tema através de uma visita internacional ao Paraguai do professor Shinya Fukumoto, um pesquisador que introduziu esta técnica para combater a reprodução do Aedes aegypti mediante a incorporação de um inseto estéril, que ataca a fêmea do mosquito causador da dengue.
A parlamentar Cabrera comentou que a Comissão irá gerir um convite para que o professor Fukumoto participe de uma reunião conjunta com a Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável durante sua visita institucional ao Paraguai, para analisar "se poderíamos aplicar uma estratégia a nível regional e conhecer os procedimentos e a forma como este sistema pode ser aplicado".
Por último, a Comissão também aprovou outros projetos, entre eles a minuta de cooperação com o Parlamento Andino (Parlandino) e a proposta para "declarar a necessidade de vacinação gratuita contra a dengue".